Hiperidrose axilar – Causas e tratamentos

O que é hiperidrose axilar? É o suor excessivo na região das axilas, vulgarmente conhecido como “sovaco”. Essa é a região mais comum onde ocorre a bromidrose (mau cheiro), versão da hiperidrose com odor. Por esse motivo merece mais atenção.

Tem cura? Apesar de muito incômoda, é possível controlar a hiperidrose nas axilas sem fazer cirurgia. Se deseja o tratamento definitivo para acabar com ela, não há como fugir da operação. Desodorantes antitranspirantes comuns, não tem resultado satisfatório.

hiperidrose axilar suor nas axilas

Como tratar a hiperidrose nas axilas

A primeira dúvida do paciente é qual médico procurar? O especialista que atende essa área é o Clínico Geral ou Dermatologista. Quando a causa está relacionada com ansiedade e/ou nervosismo, o Psiquiatra. Dentre os tratamentos existentes:

Remédios – Antidepressivos são receitados quando a causa é emocional. Outro medicamento usado no tratamento para acabar com hiperidrose, o Cloridrato de Oxibutina.

Toxina botulínica – O famoso botox é usado como tratamento clínico para excesso de suor nas axilas. Eu não indico porque o preço da aplicação não é barato, o resultado é temporário, não agrada todos e a médio prazo, deve repetir o procedimento.

Desodorantes – Já indicamos os desodorantes Driclor e Odaban para hiperidrose. Esse tipo de tratamento tem o melhor custo x benefício, pois não é caro, além de resolver o suor na região da axila.

Desodorantes manipulados com cloreto de alumínio ajudam controlar o suor e o valor é bem em conta.

Cirurgias – A simpatectomia torácica traz a cura definitiva, mas possui efeitos colaterais indesejáveis. Outra alternativa é a lipoaspiração, eliminando as glândulas sudoríparas responsáveis pela produção do suor.

Hoje o SUS (sistema único de saúde) realiza a cirurgia gratuita em alguns estados como São Paulo, Belo Horizonte e entre outros.

Laser – Sob anestesia, é aplicado o laser nas axilas. Seu objetivo é destruir as glândulas sudoríparas através do laser. Um tratamento novo e ainda pouco realizado, então poucos depoimentos temos sobre ele..

Facebook
Twitter
Pinterest

83 respostas

  1. Boa Noite.

    Doutor, você tem alguma clínica para indicar na cidade de Americana/SP?
    Fiquei interessada no tratamento a laser. Fui em várias dermatologistas, experimentei vários tratamentos, mas todos ineficazes até agora.
    As duas últimas dermatologistas que fui me encaminharam para o tratamento com Botox, só não realizei o procedimento ainda devido ao alto preço e resultado temporário. Tem ideia do custo do tratamento do laser?

    Obrigada.

    1. Fernanda Ferreira, o tratamento a laser também é caro. Entre em contato com as clínicas abaixo para saber valores:
      Clínica ORM São Paulo
      Rua Groenlândia, nº 1685 e 1697 – Jd. Europa – CEP: 01434-100
      Fones: (11) 3060-6666 / (11) 98141-6612 / (11) 98203-2869

      Clínica ORM São José dos Campos
      Av. 9 de Julho, 975 – Jd. Apolo – CEP: 12243-000
      Fone: (12) 3922-0092

  2. gostaria de saber se eu posso encontrar em farmacias os desodorantes odaban e dricolor. se souber de alguma na cidade de Salvador-Bahia me avise por favor, não aguento mais esse constragimento

  3. Boa tarde, Doutor

    Fiz uma cirurgia de retirada das glândulas sudoripas no HC em sampa, mas não vi melhora significativa estou pensando em fazer uma outra cirurgia simpactomia mas gostaria de saber se tem outra alternativa . Obrigado abraços

  4. Na verdade é uma pergunta gostaria de saber onde eu posso fazer essa cirurgia a laser das glandulas sudoríparas que eu transpiro de mais na cabeça é um suor excessivo isso me encomoda muito

  5. Sou eu de novo a maria é que eu esqueci de falar que eu moro no rio se aqui tem essa cirurgia a laser das glandulas sudoríparas de graça aqui no rio

  6. Olha estou passando um constrangimento terrível, não consigo mais trabalhar, nem quero terminar meu curso, eu transpiro no corpo todo um odor ruim exclusive na cabeça, nas axilas, nas costas um odor sempre ruim, me ajuda não sei que fazer, não quero mais sair de casa

    1. Aparecida, não precisa usar todos os dias, muito menos 3x ao dia. Cada caso é um caso. Precisa ver quanto tempo ele vai durar no seu corpo. Tem gente que dura 1 dia, outros 2 dias e até 3 dias sem suar.

  7. Boa noite doutor,
    Fiz a cirurgia de simpactomia há dois meses pois, eu suava muito nas axilas e desde então suo muito no peito,costas,pernas,virilha,pés. Será que tenho alguma chance dessa c0mpensação parar? tenho andado muito aflito,não consigo andar por menor que seja a caminhada e já estou suando aos montes.

    Grato

          1. Jamile, a mais indicada é a cirurgia de retirada das glândulas. Só conheço duas clínicas de São Paulo que fazem.

  8. Desde de novo que sofro com mal cheiro nas axilas e transpiro muito, eu não sei mas oque fazer já usei tantos desodorantes, fiz remédios caseiros é nada. Por favor preciso de ajuda. Parece que nunca vai ter fim essa situação . obg e aguardo resposta. Sou de Recife

  9. Doutor, eu sofro muito com isso, me indique algum médico especializado nisso, aqui em Bauru/São Paulo ? E qual media de preço a cirurgia ?

  10. Olá Dr. gostaria de saber se em Ariquemes Rondônia tem alguma clinica que faz esse procedimento cirúrgico porque o desadorante não encontrei em nenhuma farmácia e esse suor excessivo esta me prejudicando fico constrangida .

  11. OLÁ DR, GOSTARIA DE SABER QUAL MÉDICO ATENDE EM BAURU, TENHO HIPER HIDROSE NOS PÉS E MÃOS. O DRICLOR, ODABAN OU PERSPIREX RESOLVE SE EU PASSAR? QUAL O MELHOR? ONDE COMPRO?

  12. Gente, tenho hiperidrose e uso nas axilas SWEAT OFF um produto alemão é ótimo e funciona mesmo!!! Agora estou procurando uma mágica para acabar com o rubor facial, se alguém souber me ajuda aii!

  13. Dr boa noite! Você pode por favor me informar se tem alguma clínica que faz a cirurgia para hiperhidrose/ bromidrose com smartlipo de preferência, independente do preço, ou lipólise?
    Obg

  14. Boa tarde Dr. Gostaria de saber se vc indica fazer a simpatectomia para hiperidrose axilar, apesar do efeito rebote?
    Gostaria de ajuda nessa decisão.

  15. Olá doutor, tenho 20 anos e também tenho esse problema, a questão é que além das axilas, eu suo na mão e no pé também..
    1-Gostaria de saber quais as complicações mais frequentes se eu fizer a cirurgia, caso os outros tratamentos não sejam eficazes…
    2-Se é possível que a transpiração pare nos 3 lugares..
    Moro perto da cidade de Bauru-Sp e gostaria de saber se o sr conhece alguma clínica ou médico para indicar..
    Aguardo..
    Abraço.

  16. Qual a duração da eficácia em cada aplicação dos desodorantes qual dura mais? Tenho um nível médio de hiper-hidrose nas axilas principalmente onde tem ar condicionado, preciso de ajuda… Algum desses tratamentos com o tempo de uso se tornam permanentes?

  17. Ola doutor, como faço pra conseguir a cirurgia de hiperidrose axilar ? Nao aguento mais passar por constrangimento na escola. Tenho 15 anos, sou de sp . tem alguma forma de fazer essa cirurgia ? Ja testei remedios, desodorantes… Mais nada adianta, fica um mal cheiro forte do desodorante e nao aguento mais.

  18. Boa tarde doutor suor, tenho hiperidrose nas axilas ja usei o driclor mais não adianta nada,quando faço a pausa de 1 dia esse dia ja estou suando tudo denovo,isso me atrapalha psicologicamente não consigo nem arrumar um emprego,fico com vergonha não da pra usar as roupas que eu quero, o que devo fazer doutor,me de uma esperança por favor

  19. Doutor,

    O senhor conhece o tratamento de hiperidrose axilar através do Sweat-X ? É eficaz ? Caso o senhor desaconselhe, qual o melhor tratamento ?

  20. Dr depois que fiquei grávida meu suor modificou muito. Durante a gravidez suava muito na região da axila. E depois que tive meu filho, fico com mal cheiro na axila e não preciso suar muito. Já troquei um monte de desodorante, creme e aerossol e nada. No primeiro dia que uso ainda passa um pouco mas do segundo dia em diante fico com mau cheiro novamente. Será que fiquei com alguma disfunção hormonal? O que o senhor me indica?

  21. Doutor,
    Gostaria de saber se o uso do Driclor, pode causar algum dano posteriormente a saúde.
    Algum tipo de câncer ou algo parecido.Esse método é realmente seguro? Já utilizei e fiquei satisfeita apesar de coçar muuuuito.

  22. Boa tarde! Doutor, sofro com suor excessivo nas axilas, pés e mãos. A pior de todas é a das axilas. Moro em João Pessoa – Paraíba, gostaria de uma boa indicação de médicos, especialistas ou hospital para a cirurgia para esse mal. Vi que tem uns produtos indicados pelo senhor, qual me indicas para eu testar antes de uma cirurgia? Agradeço por fazer esse belo trabalho de ajudar quem sofre com o mal da hiperidrose.

    1. Marcia, infelizmente no seu Estado não tenho ninguém para indicar. O melhor é viajar para realizar essa cirurgia em São Paulo. E tem várias dicas aqui no site que vai te ajudar.

  23. Olá doutor, tenho hiperidrose axilar e comecei a tomar remédio via oral e a usar um tipo de desodorante manipulado, a alguns dias e não percebi nenhuma mudança, a dermatologista disse para voltar após 3 meses, este tipo de tratamento leva tempo para se ter resultados ou diria que não está fazendo efeito? Devo conticontinuar tratando por esses 3 meses?

  24. Doutor, boa tarde!
    Minha filha tem hiperidrose nas mãos, pés e axilas. Fiquei interessada no tratamento a laser miradry, o senhor me indica uma clínica em Brasilia.

  25. GENTE PRA QUEM SOFRE COM MAL ODOR NAS AXILAS RECOMENDO O DESADORANTE HERBISSIMO EM CREME ELE É ÓTIMO USEM E COMPARTILHE EM QUALQUER SUPER MERCADO VENDE E É BARATINHO OLHA FOTOS NO GOOGLE DO DESADORANTE E PROCUREM . BOA SORTE !

  26. Caro Doutor

    Há cerca de um mês surgiu-me um problema “curioso” e desinteressante:
    Passada meia hora depois de me levantar começo suando nas axilas, mesmo parado, sem fazer esforço e não estando calor. As axilas ficam mesmo húmidas. O cheiro não é “horrível” mas incomoda. Lavo as axilas e passo desodorante mas passado pouco tempo volta.
    Idade? Tenho de dizer? Então são quase 68 deles.
    Agradeço informação e Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.