Hiperidrose palmar e plantar – Causas e tratamentos

O que é hiperidrose palmar e plantar? Nada mais é que o suor excessivo nas mãos (palmar) e nos pés (plantar). Ela chega atingir até 1% dos jovens de ambos os sexos, normalmente iniciada no período infantil ou na adolescência.

Tem cura? Sim, tem como acabar com o suor nas mãos e nós pés. Existem dois tipos de tratamentos para hiperidrose, o clínico e o caseiro. Cabe você escolher o melhor tratamento para a hiperidrose palmar e plantar de acordo com sua necessidade.

Hiperidrose palmar

O suor nas mãos é muito comum, até mais do que muitos imaginam. Ela não é desagradável porque não dá mau cheiro, porém atrapalha as tarefas comuns do cotidiano. O simples ato de escrever, teclar, tocar instrumento musical e até cumprimentar as pessoas, torna mais difícil.

hiperidrose-palmar-suor-nas-maos

Causas da hiperidrose palmar

Os sintomas costumam aparecer em situações de tensão, por exemplo: Entrevista de emprego, prova, dirigir, no trabalho, discussões e etc. Em certos casos, chega até escorrer suor das mãos.

Saber a causa vai lhe ajudar a diminuir a hiperidrose palmar ou até acabar com ela, a famosa cura. Geralmente está ligada com o sistema nervoso, mas mostraremos as opções de tratamentos.

Como tratar hiperidrose palmar

Existem muitos tratamentos citados no artigo anterior, porém para as mãos, alguns não são indicados e não traz o resultado esperado. São eles:

  • Botox – Também conhecida por toxina botulínica, ele não é tão recomendável devido ao efeito temporário. Necessita de várias aplicações no local, o que torna o tratamento contraindicado.
  • Remédio – Devido a ligação com o sistema nervoso, medicamentos antidepressivos ajudam controlar a ansiedade e nervosismo, consequentemente o suor excessivo nas mãos.
  • Cirurgia – A simpatectomia torácica é a cirurgia indicada para hiperidrose palmar. Considero o melhor tratamento, porque traz a cura definitiva. Há várias clínicas no Brasil que realizam esse procedimento.
  • Desodorante – Antitranspirantes comuns nem sempre dão resultados. O Driclor é um produto realmente eficaz, controlando e até interrompendo o suor nas mãos. Conta com duas versões, uma em creme roll on e outra spray.
  • Acupuntura – Não há pesquisa ou estudo que comprova sua eficácia.

Hiperidrose plantar

Muito desagradável porque está associada ao mau cheiro, o famoso chulé. Semelhante a palmar, o suor nos pés tem ligação com sistema nervoso e pode causar outras doenças como a micose, infecções, verrugas e bolhas.

hiperidrose-plantar-suor-nos-pes

Como tratar hiperidrose plantar

A vantagem do suor nos pés que um tratamento caseiro normalmente dá resultado. Nem sempre é necessário a cirurgia ou uso de medicamentos, somente em casos mais graves. Seguem algumas dicas:

  1. Lave os pés com sabonetes específicos. Indico o Soapex 1% ou Stiefderm.
  2. Seque bem antes de calçar o sapato ou as meias.
  3. Não use o mesmo sapato todos os dias, reveze com outro ou troque as palmilhas se não for possível.
  4. Use desodorante para os pés.
  5. Após usar o calçado, retire as palmilhas e deixe “respirar”.

Tratamentos cirúrgicos e clínicos

  • Botox – A toxina botulínica apenas diminui em média 70% do suor nos pés. Após alguns meses o efeito passa.
  • Medicamentos – Os remédios não são indicados para a hiperidrose plantar.
  • Cirurgia – Em casos que o tratamento feito em casa não traz eficácia, a simpatectomia lombar é a cirurgia recomendada para acabar com o suor nos pés.

.

Facebook
Twitter
Pinterest

226 respostas

      1. Meu filho de 11 anos sua muito nos pés e mãos. A mao chega a ficar molhada e os pés tbm logo após o banho, principalmente no verão. Acho q herdou do pai que tbm sua assim…. gostei das dicas, obrigada doutor.

          1. Dr eu tenho hiperidrose nas maos, nos pés,nas axilas, na virilha eu quero saber quanto custa a cirurgia num hospital particular !!!

          1. Dr. me recomendaram essa também : M&p dry loção antiperspirante mãos e pés com 60 ml
            você acha que é melhor que do que essa que você me indicou?

      2. tenho convido com esse problema desde á infância, tenho constrangimento até em cumprimentar as pessoas de mão pegada sem contar ás dificuldades no trabalho etc, gostaria de saber o seguinte ja ouvi muitos relatos em qeu se faz á cirurgia e o suor acabando se voltando em outra parte corpo procede dedes já agraço pelas informações .

  1. Também Partilho do mesmo problema para as mãos já fiz simpatectomia toraxica, para a planta dos pés estou a ponderar também partir para a cirurgia, estou a ponderar os efeitos secundários…

      1. Ola dr suor….eu queria saber se mesmo o suor das maos desaparecendo com a pomada antydral teria a possibilidade de ser compensatorio em outro lugar?

  2. Minha filha tem suores maos e pes que tem piorado nos ultimos 6 anos, atualmente tem 20 anos. Qual especialista deve procurar, um cirurgiao geral? Um endocrino ou dermatologista.? Se fizer cirurgia o Sus faz?
    desde ja agradeco possivel retorno somos de bh.mg

    1. Oswaldo. Tb sofro desse mesmo desconforto e o médico adequado a se procurar é um Cirurgião Toráxico especifialista no assunto. Boa sorte a sua filha. Eu estou prestes a me submeter a cirurgia. Deus abençõe.

      1. Boa noite,minha filha Isabelly de 8anos, está com esse problema , palmar e plantar ,a professora pediu pra levar em um médico,pois já está atrapalhando nos deveres de escola…e nos pés estão saindo verrugas,e até no dedo da mão.. não sei o que fazer e nem que médico procurar.O senhor pode me ajudar?

  3. Oi… Tenho muito suor nos pés e mãos q chegam a escorrer, passei no cirurgião, ele me indicou optar primeiro por remédio o retemic, mas só melhorou os primeiros meses, depois não vi mais efeito e parei de tomar, agora vou voltar no cirurgião de novo e vou querer operar pra acabar de vez com esse suor q não aguento mais, mas ele disse q as mãos depois da cirurgia não suam mais , mas o pé só melhora 30% então q dizer q o pé vai continuar a suar um pouco mas queria q o pé também chegasse a 100% pra não suar mais, tem cirurgia só para o pé também?

    1. Michele, para os pés, a cirurgia é outra, simpatectomia lombar. Eu recomendaria outro tratamento. Essas duas cirurgias têm muitos efeitos colaterais.

    2. Olá Michele. Eu tinha hiperhidrose palmar, plantar e axilar. Há 10 anos fiz a cirurgia. Não tive nenhum efeito colateral. As mãos e axilas não suam mais. Mas os pés suam tanto quanto antes. Mas só em ter as mãos e axilas secas, já valeu muito a pena.

  4. Eu tenho esse problema, mas é mãos pés e axilas, desde pequena que fui a dermatologistas e na altura pouco sabiam da doença. deram me cremes mas nao resultou muito apenas um tempinho.

    Foi hoje a minha medica que me receitou essa mesma pomada, falei-lhe da cirugia pois falaram me que havia, ela disse que cirugia nao e perguntou se tinha comição nas pontas dos dedos e borbulhas. que nao tenho .nao sei se isso é normal na doença.

    Sou estudante de 21 anos e isto afeta bastante o meu dia- a-dia .
    Chega a pingar ou os pes e as maos no inverno ficarem roxos.

    Preciso de uma opiniao, que é melhor para mim. ela diz que a cirugia é muito evasiva.

    1. Já experimentou o Driclor? Eu tinha suor excessivo nas axilas e pés, além de bromidrose. As sapatilhas (que gosto muito de usar) só duravam dois usos e depois começavam a ter mau cheiro. Eu sentia meus pés escorregarem nos sapatos de tão molhados! Mesmo no frio, minhas axilas suavam e molhavam as blusas! Era terrível! Depois do Driclor, minha vida mudou completamente! Posso usar uma blusa mais de uma vez, se eu quiser. Não suo absolutamente nada! Quando faço muito esforço físico, suo no rosto e na região dos seios, mas nas axilas e nos pés onde uso o Driclor, não suo nadinha! Tô muito feliz e satisfeita com ele! Eu comprei pelo site da Sueli e chegou rapidinho, mesmo eu morando em Belém. O preço é bom, se comparado ao de uma cirurgia e não tem suor compensatório (continuo suando igual nas outras regiões do corpo). Faz um teste, pode ser que dê resultado com vc também. Eu acredito que sim!

  5. Boa tarde Doutor, sofro com esse mal de hiperidrose nos pés já usei vários produtos indicado pela minha dermatologista mas nada resolve sofro desse mal a anos, sou estudante e não consigo me relacionar com as pessoas além do suor tenho um forte odor nos pés o que devo fazer me ajude.

    1. Andreza, primeiro você deve fazer uma higiene dos pés. Eu recomendo o Soapex, é um sabonete ótimo para tirar e prevenir mau cheiro. Você pode comprar ele aqui: http://tinyurl.com/pcjttb4

      Segundo, lave todos os seus sapatos. Os que não podem lavar, coloque dentro de um saco plástico, feche e deixe 24 horas no congelador. Faça o mesmo após lavar e secar os sapatos.

      Terceiro, nunca use o mesmo sapato todos os dias. use 1 dia sim e outro não.

      Quarto, use um desodorante para hiperidrose. Eles vão “acabar” com suor na região. Você pode comprar qualquer um dos dois:

      Perspirex: http://tinyurl.com/onmqk95
      Manipulado: http://tinyurl.com/o7zoldm

  6. Boa noite dr.,
    Tenho uma filha de 08 anos e gostaria de saber se estes desodorantes também podem ser aplicados nela? Minha filha, faz apresentações musicais, e as vezes isso incomoda minha pequena muito mesmo! Então dr., ela pode usar os desodorantes?
    Desde já, obrigada!

    1. Darly Cristina, o uso só é recomendável para quem tem hiperidrose. Suar é normal! Apenas ela está suando e outras pessoas ao redor não? Caso sim, precisa saber se o suor excessivo não está ligada a outra doença.

  7. Ola Doutor eu tenho esse problemas nos pes na parte da frente , e na maos sera q ajuda do spray ou roll on ajuda a suar menos a mao? pq oq mais me atrapalha e a mao sua de mais

  8. Nossa eu odeio quando isso acontece comigo,fico muito incomodada!!!Principalmente no trabalho,tds ficam admirados,minhas mãos suam demais!!

  9. Olá dr.
    Tenho 24 anos e sempre sofri com a hiperidrose plantar e palmar. Já fiz tratamentos com o uso do retemic e também uma outra substância que era aplicada diretamente nas mãos e nos pés, cujo agora não recordo o nome. Mas de nada adiantou. Sinto muita vontade de colocar um chinelo no verão e não posso pq escorrega, sem falar que toda a poeira existente no ar impregna nos pés. Não gostaria de recorrer a cirurgia por já ter lido bastante e ter medo dos seus efeitos colaterais. O que me sugere dr?

    Grata,
    Wanderleia

    1. Wanderleia, seu caso é para pensar em cirurgia, porque já tentou outros tratamentos. O que vejo é muita gente querendo a cirurgia e nem buscou outros tratamentos.

  10. Doutor fis a cirurgia en porto alegre hospital da PUC em 2003 melhorou 100% soava muinto nas axilas e maos e pés,nos pes deu uma melhorada, so que de 2010 voltou o suor nas mãos mas fraco na face muinto forte agora, voltei no hospital e outro cirurgião toracico me falou en suor compensatório, eu tive o suor compensatório en todo o corpo principalmente nas pernas na época e atual mente, na face nunca suei, que o senhor me indica.

  11. Olá dr. desde criança eu sofro com suor dos pés e das mãos, muitas vezes ocorreu que formou uma “poça” com o suor que saiu dos meus pés. E tenho sempre bolhas, mau cheiro e quando uso tênis machuca a pele devido o suor. Gostaria, se fosse possível, de fazer a cirurgia para os pés e mãos. Teria como fazer as duas simultaneamente?

    Obrigada.

  12. Olá,
    tenho 18 anos e aos 16 resolvi fazer a cirurgia de simpatectomia pois o suor nas mãos e pés me atrapalhava em qualquer coisa que fizesse , a cirurgia foi um sucesso, senti dor só nos primeiros dias e a compensatória veio nas costas mas quase nula! O que o médico já tinha dito é que para os pés ela não funciona 100% então em época de calor meu pé sua, não tanto quanto antes mas bastante, eu lavo sempre, não repito sapatos, faço algumas coisas que já são indicadas contra o mal cheiro, mas gostaria de saber se não existe algum creme ou pomada que poderia ser passado para diminuir o suor, obrigada!

  13. Olá, tenho suor excessivo nas mãos e nos pés desde criança. Atualmente tenho 20 anos e isso vem me incomodando constantemente, já que sou estudante de música, e o nas mãos intensifica quando tenho algum concerto para fazer. Isso tem prejudicado o meu desempenho no pouco. Até então não tinha pesquisado sobre o assunto e achava que era devido o clima da minha cidade, Belém do Pará, no entrando percebi que ñ é o caso. Vou começar a fazer tratamentos caseiros para ver os resultados. Muito obrigada pelo artigo.

    1. Patrícia Santos, procure um médico para procurar o melhor tratamento. No momento pode experimentar os desodorantes específicos para esse problema.

  14. Oláa, eu estou usando perspirex há 3 dias, porém tenho visto que meu problema aumentou. Minhas mãos e pés , estão suando mais. O que devo fzer, parar de usar?

  15. Boa tarde Dr. Suor, gostaria de saber se a cirurgia lombar é realmente eficaz para quem tem bromidrose nos pés ? qual profissional devo procurar ?estou desesperada, pois tenho esse problema há mais ou menos 2 anos.
    Já tentei de tudo, vários desodorantes manipulados e tradicionais, já fiz botox , já passei no endocrinologista e infectologista e não deu em nada.
    Estou desesperada.
    Por favor se puder me ajudar eu agradeço.

  16. Olá doutor,
    depois de ler muito a respeito vi que de todos os cremes para tratamento da hiperidrose o “driclor” foi o mais bem indicado, acabei comprando pra testar e ainda não chegou, gostaria de saber sua opinião em relação a esse produto, se é realmente eficaz
    Obrigada!

  17. Gostaria de saber também (complementando a outra pergunta) se o tratamento de “iontoforese” funciona, se vale a pena em relação ao custo benefício.

  18. Olá Doutor, tenho 19 anos e eu sofro muito com esse problema desde os 12 anos de idade , percebo que isso se agrava mais principalmente quando está calor, minhas mãos soam muito que gotejam, os pés se eu colocar um chinelo ,quase os perco na rua sem contar o constrangimento de não podem nem cumprimentar alguém com um aperto de mão porque as pessoas acham nojento, e mais eu toco violino e também canto na igreja, isso me atrapalha demais não consigo tocar direito por ter que ficar secando as mãos toda hora e o microfone dá até choque. Procurei um médico quando tinha 14 anos ele me passou um remédio em gotas que não me recordo o nome, enfim comecei a tomar porem não tive resultado e deixei pra lá,mas isso vem se agravando a cada dia e não sei mais o que fazer :'(

  19. De por favor me informe,ainda não yaei o sabonete e nem o antitranspirante, mas tenho 45 anos e mais de 28 (passo por situações cobstrangedoras) acha que fosse higiene, até descobrir q suava mesmo de escorre gar o calçado nos pés, fora o mal cheiro e olhares que denigre até o pior dos piores se assim posso dizer, convivência com pessoas q TDs os dias olham para o seu calçado com olhares que me faz querer sair correndo do local e não voltar nunca mais, fora os comentários, no Whatsapp, email,e APP interno.Me ajude,por favor, onde é seu consultório, o q devo fazer?!

    1. SAra Ferreira, eu não sou médico. Doutor Suor é um vulgo, assim como existe o Doutor Carro, Doutor bactéria… sou uma pessoa que já teve problema com hiperidrose e compartilho tudo que aprendi ao longo dos anos.

  20. De por favor me informe,ainda não usei estes o sabonete e nem o antitranspirante, mas tenho 45 anos e mais de 28 (passo por situações constrangedoras) acha que fosse higiene, até descobrir q suava mesmo de escorre gar o calçado nos pés, fora o mal cheiro e olhares que denigre até o pior dos piores se assim posso dizer, convivência com pessoas q TDs os dias olham para o seu calçado com olhares que me faz querer sair correndo do local e não voltar nunca mais, fora os comentários, no Whatsapp, email,e APP interno.Me ajude,por favor, onde é seu consultório, o q devo fazer?!

  21. oi ,doutor eu sofro de mal tmb ,mais eu suo pelo corpo td rosto pernas costa e scorre por td corpo ,gostaria de saber se tem algum medicamento pra isso ,isso comum em mim ,mais qnd fico nervosa começa a subir uma quentura por td meu corpo ai a transpiraçao é mais forte chego a molhar td a roupa

    1. Neia, como é no corpo todo eu indicaria o medicamento Retemic. Procure um médico para receitá-lo. Se esse nervosismo incomodar, recomendo um psiquiatra para tratar isso.

  22. olá doutor , existe algum especialista em hiperidrose na baixada santista ( santos , Guarujá/ sp) que você possa me indicar???? me responda porfavor!!!

  23. Bom dia Doutor é um prazer! tenho um filho de 6 anos já tem um tempinho que observei que ele tem os pés e mãos meio que suado e isso me preocupa, mesmo no calor e no frio,no calor ele sente bastante calor o ventilador fica sempre ligado e ao dormir transpira muito ao se cobrir. Isso é normal? obrigada Doutor pela oportunidade…bom dia? Deus o abençoe!!

  24. Dr. Sofro com hiperidrose nos pés. O senhor sabe me informar se existe cirurgia pelo sus em Salvador_BA? Ah! Fiz alguns anos atrás a cirurgia para hiperidrose nas mãos pelo sus. Porém o hospital que fiz cirurgia não faz a dos pés.

  25. acho q ninguem sua mas do que eu, ja pensei em fazer besteira, ja perdie trabalhos transpiro demais pelo corpo todo. essa cirurgia acabou com minha vida, perece que tem uma torneira no meu corpo as vezes perunto da onde vem tanto suor..Dr. isso ñ tem cura mesmo?

  26. Boa tarde Dr., eu tenho uma afilhada de 11 anos que tem hiperidrose palmar e plantar, ela fica muio constrangida com a situação uma vez que as mãos dela chega a pingar de suada e os pés mancham o chão e está sofrendo bullying na escola por este mesmo motivo. Gostaria de saber em qual especialista devemos leva-lá, pode ser clinico geral ou tem uma outra indicação? Existe remédio que auxilie ela desde agora ou somente após ficar mais velha??

    Obrigada

  27. fiz a cirurgia Doutor,não adiantou, so piorou tudo…essa copensatório ta acabando com minha vida…o médico que fez minha cirurgia disse q não tem jeito..só passou o retmic mas não adiantou..

  28. Olá Doutor.
    Tenho uma filha de 3 anos e ela soa muito os pés e também as mãos. Qual o melhor tratamento inicial para tentar resolver o problema. Qual é a causa mais provável.

  29. Doutor, os desodorantes são eficazes na região dos pés também? Sofro bastante de hiperidrose plantar, e queria tirar essa dúvida. Agradeço desde já.

  30. Olá Dr.,Sofro com a hiperidrose desde criança (a partir de 2anos ).Tanto palmar qto plantar.
    Com 20 anos,tivê conhecimento q existia tratamento através de cirurgia.Então fui ao Rio com um médico do Sul p me consultar e ver o meu caso,hj tenho 37anos.
    Na época a única opção que me deram foi a simpatectomia torácica e ainda não sabia dos efeitos colaterais.Fui operada e fiquei 3dias internada e a cirurgia só fez efeito p as mãos.
    Meus pés suam extremamente e até hj não sei mais o q fazer,pois na época tinha plano de saúde e hj não mais.Não posso usar sandália q escorrego,meus pés viram lama e sujam tudo q encosto,estando frio ou calor.
    Moro em Macaé e gostaria muitíssimo de uma orientação de médicos ou tratamento q eu possa fazer e gostaria de saber se isso é hereditário?Pois,tenho uma filha,hj c 7anos que tb apresenta os mesmos sintomas,só q em intensidade inferior nos pés e mãos.
    Qdo percebi isso,tb com 2anos, a levei ao pediatra pq não queria q ela sofresse o q sofri e nem seria negligente como meus pais q nunca me levaram ao médico p saber se isso era normal.Enfim,a pediatria disse q era hereditário e q por ela ser muito nova,a partir de 12anos era indicado tratamento. Mas,até hj não indicaram um especialista e não sei se isso procede,a informação q me deram.
    Foi longo o meu comentário e desde já agradeço qualquer ajuda e é muito bom saber q existe um espaço próprio destinado à hiperidrose. Obrigada

  31. BOA NOITE ! DR , TENHO UMA FILHA COM 8 ANOS , TEM HIPERIDROSE , JÁ FOI NO DERMATOLOGISTA FOI INDICADO UM CREME M e P Dry , NÃO TIVE MUITO RESULTADOS , GOSTARIA DE SABER SE ELA PODE USAR O PERSPIREX ? OBRIGADA !

  32. Olá, fiz a simpatectomia em 2013, porém, o que o médico me informou foi que a hiperidrose plantar nao teria cura. A partir de entao, passei a transpirar muito mais nos pés, o que tem me causado muitos constrangimentos. Evito ir a casa dos outros, pois sempre sujo tudo, evito andar de sandálias abertas, acaba virando um mar de lama. Bom, espero que meu depoimento ajude. Ah a cirurgia realmente resolveu minha hiperidrose plantar.
    Abraço!

  33. eu tenho esse problema também, mas é só na mão e no pé. queria operar, mas eu li que trás alguns problemas,não quero me livrar de um problema e adquirir outro!! oque eu faço??

  34. Gostaria de saber a partir de que idade pode ser feita a cirurgia?. Hoje meu filho tem 7 anos e ele tem hiperidrose palmar e plantar.
    A hiperidrose com o suor excessivo pode causar feridas com sangramento?

    1. Jorge, não indico fazer essa cirurgia. Primeiro porque ele é muito novo, espera atingir a maturidade porque o problema pode sumir sem explicação.

  35. Doutor, eu tenho no cabelo, axilas, virilha, mãos e pés. Já busquei a cirurgia e o médico disse que meu caso não era recomendado. Não sei o que fazer. Definitivamente odeio o verão! E odeio situações de exposição. Tem alguma coisa que posso fazer para diminuir essa transpiração toda. O médico disse que a cirurgia iria ajudar mas que no meu caso esse suor iria se alojar em algum lugar, eu poderia ter suor excessivo em outra região entende. Gostaria de saber se tem lógica? E se o calor piora mesmo a hiperidrose. Obrigado.

    1. Joyce, o que ele falou é verdade. Chamam de hiperidrose compensantória. Como seu caso é no corpo todo, procure um médico para ver se é caso de usar retemic.

  36. Doutor, sou homem e tenho 34 anos, nunca tive problemas de suor nos pés e “de uma noite pro dia” comecei a ter Hiperidrose plantar e o tempo todo, pode ser sinal de perigo, pode ser uma doença cardiaca ou simplesmente ansiedade (fiz tratamento para ansiedade no passado)e sofro de insonia (quase toda noite tomo zopiclona 7,5 mg).
    Tenho pavor de doenças cardiacas por favor me ajude.

  37. Boa Noite, Dr. meu nome é Angelica, tenho 19 anos, moro em Caucaia-CE e desde de pequena tenho esse suor excessivo nas mãos e nos pés. Bom, como não tinha condições de pagar uma cirurgia, minha única solução era esperar pelo SUS. Mas, até então após de muitos anos de espera e nunca perdendo a esperança de um dia ser chamada,ia todos os dias no posto de saúde, pegava fila, mais sempre estava lá na expectativa, e um desses dias, a funcionária olhou pra mim e disse que a cirurgia de Hiperidrose ia sair da fila de espera, pois ela não é considerada uma doênça. Mas, acontece que muitas pessoas não sabem, e sinto vergonha em pegá-lo em suas mãos, comprimentá-lo, causar uma sándalia sem estragar de tanto suor, quando saio meus pés chega a ficar cheio de lama e minhas mãos pingando. Tenho até vergonha de sair de casa, por que quem não sabe deboxam de mim. Dr. já que o senhor é especialista, o que eu faço agora nesse caso? Já que acabou a fila de espera. Gostaria de começar um tratamento específico para esse caso (suor excessivo nas mãos e nos pés)? Qual o melhor tratamento? Nossa quando vie esse site, de cara agradecie a Deus e tenho certeza que finalmente irá ter uma solução. Por favor, me ajuda. Ainda não perdie a esperança. Aguardo respostas, desde já sou grata. Meu e-mail: angelica.cds96@gmail.com

      1. Doutor Suor, agradeço carecidamente sua atenção e compreensão. Mais como esclarecie em cima, o meu suor excessivo só se encontra nas mãos e nos pés ou seja plantar e palmar, não nas axilas. Então acho que não preciso de desodorante e sim de outros tratamentos, como: comprimidos e etc… Mais, sim, só vou começar o tratamento após consultar um médico especialista. Bom, gostaria de saber se um clinico geral resolve ou se tem um especialista só nessa Área de resolver casos de Hiperidrose? Se o senhor poder me indicar algum aqui próximo a Caucaia-ce ou Fortaleza-ce.

  38. Olá dr. Meus 2 filhinhos de 3 e 4 anos tem suor excessivo nos pés. Alterno sapatos, troco as meias umas 3X por dia, lavo os pezinhos com sabonete protex, e antes de calçar os sapatos preciso as vezes secar as palmilhas. Eles ja acordam com as meias suadas e consequente o famoso chulé, e meias molhadas o tempo todo. A pediatra dias que brincam muito. Mas eu tenho vários cuidados e eles continuam com chulé e meias e palmilhas molhados. O que posso fazer ?? Tenho dó porque no frio os pezinhos ficam gelados pelo suor.

  39. Dr, boa tarde…como sao muitos comentarios, nao li todos. mas….
    Ultimamente tenho tido problemas com suor nas maos e nos pes…nao acredito que seja algo cronico, algum disturbio ou genetico….pq alguns anos atras tive esse problema…dpois parou e so agora que voltei a ter isso (tem algumas semanas)…Isso tem me atrapalhado muito no trabalho. O que eu poderia fazer?

  40. Olá doutor…
    Tenho bromidrose plantar e sofro muito com isso. Sinto-me constrangido em todo os lugares que eu esteja por causa do odor nos pés. Ja tentei de tudo e nada resultou até parece que piora a cada dia que passa, procuro me isolar de todo o mundo. Muitos dizem que é por causa de má higienização mas eu cuido muito bem da minha higiene. Ja não sei oque fazer. O doutor tem alguma dica sobre produtos que eu possa usar para dar fim a esse terrível problema?

  41. Dr tenho hiperidrose craniana e facial e quase nao vejo materias sobre essa regiao ,fui a dermatologista e ela me disse nem saber que existia casos de huperidrose na regiao me receitou um antitranspirante mpedry mais impossivel passar isso no couro cabeludo! Como controlar o suor desta regiao ? Faca uma materia sobre isso porfavor fiquei sabendo sobre o retemic mais nao sei como usar nem por quanto tempo usar agradeco desde ja bjsss

  42. Boa noite tenho um problema nos pés eles transpiram muito e esta aparecendo alguns buraquinhos. O que será que pode ser e o que posso fazer

  43. boa noite Dr. sofro muito com este problema que me afasta de tudo e de todos, só de imaginar que tenho que tocar em alguém já me sinto constrangido. Gostaria de saber em quanto fica uma cirurgia palmar?

  44. Olá Doutor, eu tenho suor excessivo nas mãos e pés, só que juntamente com o suor aparecem o inchaço nas mãos e pés, e algumas bolhas de agua nas mãos.
    Gostaria de saber se isso esta dentro da hiperidrose?

  45. Olá! Tenho um filho de 4 anos que está apresentando hiperhidrose e está bastante incomodado com o suor da maos. O pai dele tem isso e fez simpatectomia aos 25 anos. Gostaria de uma indicação de médico especialista no rio de janeiro para uma consulta.
    Quem sabe ele possa usar o antistranspirante nas maos…. obrigada desde já a quem puder me indicar. Moro em Resende e já levei ele aqui em uma dermato que nao me deu qualquer esperança de melhora ou tratamento. Obrigada, Cristina.

  46. Boa tarde Doutor! Me interessei muito pela sua matéria sobre hiperidrose, pois tenho a suspeita de q talvez eu tenha isso. Começou primeiro nos dedos das minhas mãos, eles ficam extremamente ressecados, enrugados, vermelhos, descamam, coçam e a ardem. Isso já faz uns 5 meses. Há 2 meses, com a chegada do inverno, fui obrigada a usar sapatos fechados. Notei q menus pés suam muito. Às vezes quando uso tênis e vou tirar, as meias estão molhadas. Também percebi um grande mal cheiro. Tenho uma consulta marcada para daqui 2 semanas, mas queria saber se talvez o senhor acredita que seja isso. Obrigada desde já!

  47. Olá doutor, eu sofro com suor nas mãos e pés, tenho 24 anos, fica o dia todo suando meus pés e mãos é terrível. Para as axilas eu estou usando rexona clinical pois nas axilas o suor não é grave e esse rexona conseguiu resolver o problema ate o momento. Para os pés e mãos pesquisei bastante também e resolvi comprar o Perspirex loção q é proprio para os pés e mãos, mais estou muito triste porque estou no meu terceiro dia de uso, e ainda continuo suando, acredito q vou chegar no sétimo dia (q é o tanto de dia q eles recomenda usar todos os dias) e não vai resolver o problema, essa loção eu achei muito fraca para resolver um problema de hiperidrose, parece alcool com água somente. Se não funcionar será q compensa gastar dinheiro comprando o driclor, já q acredito ter a mesma eficácia?

  48. eu sofro com isso desse de pequeno quando eu tinhas uns 13 anos eu percebir que suor muito pelas mãos e nos pés e hoje com 18 anos isso e muito ruim porque muitas das vez eu nao posso fazer as coisa por causa q eu vou suar muito , uma coisa que eu nao consigo e usar chinelo porque o suor chega parece que eu acabei de lava o pé na torneira e as mãos vira pigando suor , na escola eu evito ir de chinelo porque quando eu vou de chinelo eu suor muito e fico com o chinelo todo sujo , e muito chato esto em minha adolescência começando a curtir a vida e muitas vezses nao posso usar um chinelo tenho que sair de tenis,e muito chato isso queria acabar com isso de uma vez por todas oque o senhor me inticar ???

  49. bom dia dr. suor.
    meus pés (principalmente o esquerdo) soam muito e fica pegajoso como um visgo
    quando calço sapato ou sandália como tratar? .

  50. Olá!

    Gostaria de saber se posso usar o driclor (nas axilas) e antihydral (mãos e pés) ao mesmo tempo, não misturados… Existe alguma contra indicação para esse uso conjunto?

    Obrigada.

    1. Jr. Eu estou com 50 anos, operei a três meses. Nem acredito nas minhas mãos secas. Me passe seu e-mail. (rogerio_r_s@hotmail.com)

  51. Dr, eu fiz a cirurgia pois eu tinha hiperidrose nas mãos e agora tenho compensatório. O senhor já fez a simpatectomia ? O suor compensatório diminui ou acaba com o tempo? O corpo volta a ter transpiração normal no corpo todo e ate nas maos? O suor compensatório pode desaparecer?

  52. Me responda por favor!
    Doutor, eu estou com os exames pré operatórios para fazer a cirurgia de simpatectomia torácica pois eu suo bastante nas mãos e pés e razoavelmente nas axilas(não chegando a formar uma pizza, somente umedecer um pouco a camiseta em dias muito quentes). Oque mais me incomoda é nas mãos, nos pés nem tanto pois eu vivo de tênis e também não tenho chulé nenhum. E eu também só tenho suor nas mãos só no calor, quando a temperatura está abaixo de 17 graus eu nem suo muito ou nem suo.Eu vou comprar a pomada antes de fazer os exames pré operatórios.Umas perguntas sobre a cirurgia: A doutora me disse que a cirurgia é minimamente invasiva e que a unica complicação dessa cirurgia é o suor compensatório que é bem tolerado pela grande maioria dos pacientes. Eu queria saber para onde vai, geralmente, esse suor compensatório e se ele chega a encharcar. Porque nenhum dos lugares onde eu suo bastante( mãos, pés e um pouco nas axilas) chega a encharcar. As minhas mãos as vezes estão super secas, ai eu lembro que eu suo nas mãos e elas começam a suar.Porque? Existe alguma possibilidade de eu ficar com dor cronica no toraxi ou com dificuldade de respirar para o resto da vida por causa dessa cirurgia? É verdade que essa cirurgia foi banida em alguns países da europa?

    1. Lucas, existe risco com a cirurgia sim, mas confie na palavra da médica. A compensatória pode dar em qualquer lugar, geralmente nas costas. Existe a hiperidrose que pode ser tratada no consultório psiquiátrico, porque ela se manifesta em situações de estresse, ansiedade ou nervosismo. Sobre a cor crônica, toda cirurgia existe um risco.

  53. Dr. minha filha tem 1 aninho e 1 mês. Ela começou a andar sozinha agora. O pezinho dela soa de pingar. Coloco os sapatinhos, às vezes em menos de meia hora o pezinho dela fica encharcado. Comprei chinelinhos com elásticos atrás e ela transpira tanto que em pouco tempo o pezinho dela escorrega do chinelo. No começo tinha a impressão que ela molhava os pés no pote de água do nosso cachorro mas em seguida me dei conta que era suor dela mesmo. Estou lendo sobre o assunto pra descobrir como eu posso ajuda-la. Você acha que posso usar Soapex pra lavar os pãezinhos e o Perspirex como desodorante?

  54. Eu soou muito nas axilas me incomoda muito porque chega escorrer de tanto que soou.. A blusa fica toda molhada na região das axilas e tem vezes que so uso blusas escuras e estampadas para as pessoas não perceber mais muito me incomoda e quanto mais fico ansiosa por isso esta acontecendo mais acontece desde nova isso me acontece a 10 anos já… Não aguento mais… Aqui no Espírito Santo tem tratamento?

  55. Eu sofro com suor nos pés e nas mãosuas des de que nasci, tenho 24 anos e a algum tempo venho pensando em fazer a cirurgia pois não aguento mais, a pele dos pés fica muito sensível chega a dar feridas as unhas descolam da carne, eu transpiro muito muito msm, o suor escorre pelo chinelo e o lugar q eu estiver parada da até possas de suor, em minha casa eu ando arrastando um pano pois eu escorrego na cerâmica, e o pior é q minha filha erdou isso de mim tadinha sofre tbm pq nao pode calçar qualquer calçado pq escorrega é horrível.
    Até em tempo frio eu transpiro bastante não aguento mais quero ficar livre disso é péssimo.

  56. Dr. Boa tarde!

    Eu tinha suor excessivo nas mãos, pés, axilas e rosto e fiz a cirurgia(simpatectomia) no inicio de 2000 aos 34 anos e hoje estou com 51. Eu moro no Rio de Janeiro e a cirurgia foi feita em BH a lazer e o resultado foi muito bom, mas o único inconveniente é que eu passei a sua excessivamente na barriga, peito e costas molhando sempre as camisas nos dias de calor e também nas pernas. E de alguns anos pra cá o suor nos pés voltou com a mesma intensidade de antes passando a ser novamente um grande incômodo. Portanto, eu gostaria de saber se seria interessante eu fazer uma nova cirurgia para tentar corrigir os incômodos atuais ? E onde eu poderia procurar para nova cirurgia ?

    Muito obrigado,

    Marcos.

  57. Ola Doutor.
    Gostaria de saber qual dos tratamentos para hiperhidrose palmar a base de cremes e pomadas o senhor recomenda, de acordo com sua experiencia e o feedback que recebe aqui no site. Estou na duvida entre o Antihydral , o Odaban para mãos, o Perspirex e o Carpe. O Carpe me pareceu interessante pelos feedbacks na Amazon e pela proposta de se poder usar a qq hora do dia. Obg!

  58. Boa tarde!
    Tenho problema de hiperidrose nas mãos e pés desde criança. Porém, ha 11 anos mais ou menos, surgiu também a disidrose que causa até lesões nos mesmos. Não posso realizar a cirurgia devido à meu estado clínico. Gostaria de saber se há aplicação de Botox pelo SUS ou se há algum medicamento que posso utilizar? Quando ataca a disidrose meus pés e mãos chegam a ter diversas feridas, que tem mau aspecto e causam dor.

  59. Dr. meu filho tem desde sempre esse problema nos pés e nas mãos, hoje ele tem 12 anos e a dificuldade dele escrever piorou, ele reclama porque não consegue escrever por muito tempo e as vezes acaba ficando sem fazer a tarefa em sala de aula. Para as mãos o que ele pode usar para melhorar esse desconforto?

    1. Iliani,
      Boa noite. Fiz uma cirurgia aonde os gânglios são calterizados, e parei de suar 100% nas mãos. Adorei o resultado. Comecei a suar um pouco na barriga, mas é bem melhor que nas mãos. Se quiser te passo o nome do médico e detalhes. Email : rogerio_r_s@hotmail.com
      Me incomodava muito esse problema.
      Abc

  60. Boa tarde, tudo bem?
    Doutor, tenho 18 anos e a um bom tempo, no caso pelo menos uns 10 anos sofro com a hiperhidrose nas axilas, pés, virilha, e mãos.
    Toco instrumentos, e pra ajudar desenvolvi desidrose, que vira e mexer aparece feridinhas, passo a pomada, mas volta, é como se fosse crônico, e gostaria de fazer a cirurgia, mas vi que sempre que alguém cita fazer a cirurgia ( no caso pretendo fazer a torácica) o senhor sempre diz pra tentar outros meios, mesmo em casos mais complicados.
    Porque o senhor é tão contra?

  61. Doutor sofre de hiperidrose palmar e plantar também, porém nos pés e bem pouco e sou muito ansioso … procurei meu medico e ele me indicoi sertralina. Isso irá resolver meu caso? Desde ja agradeço.

  62. Dr. eu tenho 40 anos e fiz simpatectomia já faz 16 anos (pés, mãos e axilas), e eu não tenho muito o que reclamar, apesar da compensação nas costas e abdomen, mas eu gostaria de saber quais cuidados com pés e mãos em dias de frio, pois não são suam e ficam muito frias, porém não me emcomodam (quando eu encosto em meu antebraço eu percebo o quanto estão frios). Além de hidratá-los, o banho frio e depois quente pode ajudar na vasodilatação desses membros? Obrigado.

      1. Hoje descobri que a simpatectomia que me submeti foi apenas torácica, e não incluiu os pés, apenas mãos e axilas. Os pés ficam frios no inverno, não doem, mas os sinto bem frios. Intercalar em água gelada 3 a 4°C e água morna (40°C) em cada balde por 1 a 2 min pode ajudar?

  63. Tenho hiperidrose nas mãos e nos pés e o suor é bastante excessivo ,tenho 15anos ,posso fazer essa cirurgia que diz que acaba com a hiperidrose ?

  64. Olá Doutor Suor !
    Tenho hiperidrose palmar e plantar e atualmente eu utilizo o produto M&P Dry. O produto no meu caso ajudou mas não obtive um resultado satisfatório, minha transpirção ainda me incomoda.
    Na verdade o que mais melhorou foi o odor dos pés, melhora a qual não foi acompanhada por significativa diminuição da trasnpirção plantar, o que me faz pensar que o benefício do odor tem mais a ver com o efeito antibacteriano do Triclosano do que com a diminuição da transpiração.
    Gostaria da sua ajuda com as seguintes questões:
    Quais produtos além do Antihydral e do M&P eu poderia utilizar nesse caso ?
    O efeito de manchar roupas do Antihydral é realmente significativo ?
    Você conhece um produto chamado Carpe ? O que pode me dizer dele ? (presumo que como o M&P dry que possui o mesmo principio ativo não me satisfez, o Carpe não satisfará. )

    Agradeço sua ajuda !

  65. Doutor,tenho apenas no dedo da mão direita,já faz um tempo que uso alguns medicamentos mas parece que de nada adianta..sempre vem e vai.Já fui em dermatologistas e os mesmos indicaram o uso de pomadas no local mas achei que não adiantou muito também.Na última em que eu fui ,a mesma me indicou que me acalmasse por que ,por sua análise,constatou que o principal motivo seria hiperatividade e ansiedade.Chegando ao ponto finalmente ,pergunto ao senhor se o uso de algum floral a base de maracujá adiantaria de alguma maneira no meu caso.
    Desde já ,agradeço por ,pelo menos ,ter lido minha dúvida/problema.

  66. Boa tarde Dr.Suor,tenho 27 anos ,e sofro com a hiperidrose desde criança,já utilizei alguns medicamentos como ansiolíticos,porém não resultou em nada,e minha hiperidrose é palmar e plantar,é muito desconfortável colocar uma sandália pois além de escorregar suja os pés tudo,e as mãos chegam as escorrer suor,o que o senhor recomenda!?
    Desde já grata…
    Rita

  67. Oi Dr.
    Suo excessivamente nos pés e nas mãos, além de não poder usar calçados abertos no verão e ficar com o pé sujo por causa do suor, o chulé é o que mais me incomoda, pois não posso usar o mesmo calçado e logo tem que lavar, pois o chulé fica impregnado, já tentei usar de tudo(talco, spray,vinagre,alcool,sal,bicabornato) às vezes mesmo lavando o calçado parece que fica cheiro ruim, fora que se usar chinelo havaianas no verão além do pé escorregar fica exalando o cheiro ruim também.
    Para o suor das mãos eu fiz a cirurgia a seis meses, mas me arrependo pois tive suor compensatório em quase todo o corpo, nas costas, seios,barriga,virilha e um pouco também atrás da perna no buço e na cabeça. Fiz a cirurgia pois o médico me disse que o suor compensatório era leve e apenas nas costas e abdomen, se eu soubesse que iria trocar o suor das mãos pelo resto do corpo nunca teria feito, fora que o suor das mãos nem era o que mais me incomodava e sim o dos pés. Gostaria de saber se eu fizer a simpatectomia plantar vou ter esse suor compensatório tbm ou só a palmar que tem esse efeito?

  68. Eu sofro demais, minha familia acha q é brincadeira eles nem dao bola quando falo q tenho hiperidrose. Fui uma criança sempre triste sou ate hoje por causa desse suor. tenho uma filha hj tenho 20 anos quando eu engravidei tudo certo ate ai, mais quando ganhei entre em depressão por causa das minhas maos queria pode da banho na minha filha, queria pega ela troca, queria fazer tantas coisa e nao pude ficava com muito medo tudo por causa desse suor excessivo. so chorava queria ate me mata foi horrível mais graças a deus q passou os meses fui perdendo o medo tive muita ajuda da minha mae começei a da banho com 3 meses na minha filha dou mama no peito ate hj ela vai fazer um aninho em março e tudo me privo de faz por causa do suor queria trabalha isso me atrapalha um monte é muito dificil pra mim nao tenho apoio de ninguem minha familia sabe mais nao dao bola falam pra mim fica calma mais sou uma pessoa muito calma. Desculpas desabafa…minha hiperidrose é nas maos e pes suor excessivo de verdade acho q so com cirurgia mais tenho muito medo por causa q pesquisei e tem muitas pessoas q falam nao vale a pena fazer entao fico com medo queria cura de verdade nunca mais suor a pior doença q pode existi é muito ruim de se priva de fazer muitas coisas.

  69. Eu tenho sessenta e um anos, e sofro com a hiperidrose nos pés e nas mãos execivamente, sofro desde a adolescência, e está cada vez pode me ajudar?

  70. Boa tarde, Dr!
    Sofro, há mais de 50 anos, por excesso de suor na cabeça e rosto. desde a minha infância, lembro disso. Na adolescência , era mais comum nas mãos. Hoje continua na cabeça, rosto.e
    axilas. Sinto -me incomodada demais ! poderia me receitar algo? Muito obrigada! Que Deus lhe abençoe por me ajudar!

  71. Olá,
    Já fiz simpatectomia torácica há 13 anos. tive efeito rebote na barriga, que diante do fato das mãos não suarem a ponto de pingar, foi o de menos. Todavia, a hiperidrose plantar causa transtornos tão grande quanto a palmar, tais como, quedas por deslizar nos sapatos, mal cheio, a limitação quanto ao modelos de sapatos e sandálias..enfim. Na época, o médico disse que cirurgicamente não seria possível resolver os dois, teria que escolher entre mão ou pé. Hoje, posso me submeter a simpatectomia lombar?

  72. Ola Dr. Tenho 19 anos sofro com Hiperidrose nas mãos e nos pés, é muito desconfortável quando vou comprimentar alguém. Gataria que você me receitase alguma coisa pra amenizar ! Vou aguardar sua resposta obrigado.

  73. Doutor minha filha tem hiperidrose nas mãos e pés mas é cardíaca tem cardiomiopatia e não pode fazer cirurgia nem tomar os medicamentos pr isso é os pés e mãos estão descascando e ela disse que dói oq posso fazer para ajudar tem algo que ela possa natural?

  74. Fiz a simpatectomia palmar há alguns anos, o lado esquerdo resolveu 100% já o direito apenas reduziu cerca de 70% (o que já é muito para quem vivia muito incomodada). Hoje gostaria de informações sobre a SIMPATECTOMIA PLANTAR, médicos que fazem, quem devo procurar?

  75. Boa noite! Vejo a sua indicação constante da pomada antihidral. No entanto esquece de mencionar que o alumínio é extremamente tóxico para o nosso organismo. A pele absorve os produtos que passamos nela. Tenho hiperidrose plantar porque a palmar já fiz a cirurgia. Estou lendo e estudando tudo para tentar resolver sem precisar fazer uma nova cirurgia mas confesso que não adianta não operar e usar produtos tóxicos e venenosos de forma Paleativa. Muitas pessoas aqui também relatam o uso do remédio retemix para não transpirar, agora um remédio que é usado para problemas urinários e possui outras varias reações e efeitos colaterais. Acho importante se embasar de estudos científicos para orientar pessoas a usar e a fazer isso ou aquilo. Entendo que a intenção é positiva mas precisamos ter muito cuidado com os produtos que usamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *