Mito? Cloreto de Magnésio diminui suor

Após muitas perguntas sobre usar o Cloreto de Magnésio para tratar o excesso de suor, hoje vim responder essa pergunta. Será verdade que usar o Cloreto de Magnésio diminui a transpiração?

Se você nunca ouviu falar, pessoas com hiperidrose vem utilizando o Cloreto de Magnésio para diminuir, controlar ou até acabar o suor generalizado. Esse tratamento vem se popularizando entre essas pessoas.

Suar é normal, pois é uma forma do seu corpo compensar o aumento da temperatura corporal. Quando esse suor é excessivo, pode ser sinal de algo está errado.

Qual ligação entre o níveis de magnésio com suor?

O suor excessivo pode causar baixos níveis de magnésio. O suor é composto por água, mas também contém sódio, potássio, magnésio e cálcio em quantidades menores.

A justificativa das pessoas em suplementar com Cloreto de Magnésio é a perda dele no suor. Sim, como falei anteriormente, o excesso de suor diminui os níveis de magnésio no corpo e causa a hipomagesema. Se não for tratada apresentam os seguintes sintomas:

  • Dormência
  • Fraqueza
  • Cãibras
  • Fadiga
  • Arritmia cardíaca
  • Náuseas e vômitos.
  • Entre outros… (Fonte: Livro Goldman–Cecil Medicina).

Nenhum estudo no mundo demonstrou que a deficiência de magnésio causa excesso de suor. Muito menos o uso de cloreto de magnésio para tratar a hiperidrose.

Existe um estudo que a deficiência de magnésio pode promover a ansiedade, mas ainda falta evidências claras sobre isso.

Uma pesquisa mostrou que a falta de magnésio pode elevar a pressão arterial, mas ainda faltam testes conclusivos em humanos. Outro estudo com mais evidência mostrou que a suplementação com magnésio reduziu a pressão arterial.

Resumindo, a princípio esse tratamento não tem qualquer prova que realmente funciona

Eu usei e tive resultado?

Sim, uma pequena parcela das pessoas que utilizaram o cloreto de magnésio tiveram uma melhora. Então isso significa que a medicina está errada?

A hiperidrose tem várias causas, como hipertireoidismo, doenças pulmonares, parkinson, ansiedade, estresse, diabetes, gota, excesso de peso, diabete, medicamentos, entre outras várias razões.

Isso faz acreditar que as poucas pessoas que tiveram melhoras foram por duas razões:

  1. Tem algum problema ligado a falta de magnésio. Essa falta de magnésio levou a outro problema (ansiedade por exemplo)que causou hiperidrose.
  2. Psicológico. Só o fato de usar algo para tratar, pode levar a ligeira impressão que está dando resultado.
    Estresse e ansiedade causa o excesso de suor. O paciente ao presenciar situações onde começará suar, acaba ficando mais ansioso e resulta na transpiração excessiva (mais que o comum).
    Como passa utilizar o Cloreto de Magnésio, ele acredita na sua eficácia. Resumindo, não fica tão ansioso e produz suor em menor quantidade.

Agora, qual será o seu problema que causa o excesso de suor? Essa pergunta só uma investigação medicinal para responder. Recomendo que procure um bom médico.

Facebook
Twitter
Pinterest

18 respostas

  1. Doutor, sofro de bromidose desde a adolescência, depois de adulta comecei a procurar várias formas de reverter esse quadro mas sem sucesso. Até encontrar na internet artigos sobre o cloridrato de alumínio hexadesidratado. Li vários posts aqui no site e resolvi tentar manipular. Manipulei a mesma fórmula que você disse usar em outro post sobre a hiperidrose, exceto que aumentei a porcentagem de cloreto para 20%. Depois de adulta aumentou a minha produção de suor também, seguida da bromidose. Iniciei o uso da fórmula há 3 dias, aliada ao sabonete antisséptico Soapex, e as melhoras são excelentes. Funciona! E agradeço muito! Estou apenas com dúvidas quanto ao modo de uso e frequência necessária. E também se ainda necessita o uso de desodorantes comuns ao longo do dia. Muito obrigada!

      1. Olá douto gostaria que o cenho mim ajudace pós tenho suor excessivo nas aquixilas não tenho mal cheiro e só suor como faço para diminuir

  2. Doutor, primeiramente, parabéns pelo blog e por preocupar com uma população tão pequena que somos nós.
    Sofro com hiper palmar e uso a pomada antihydral e já ouvi falar que esta pomada pode causar Alzheimer. Minha família tem casos da doença e muitas vezes é hereditário e queria saber se realmente a pomada quando usada, tem alguma relação com a doença?
    Obrigada.

  3. Gostaria de deixar um comentário: fiz uma simpatectomia torácica e fiquei com efeito compensatório. Já tentei de tudo para resolver esse problema com o suor em excesso. Há um tempo atrás, estive consumindo o Floraliv da Sanavita e notei uma diminuição no suor. Fui ver os componentes e o que me chamou a atenção foi a inulina. Pesquisando sobre ela, vi que ela pode se ligar a minerais como o cálcio e o magnésio no intestino delgado (site infinity pharma.com.br). Não tenho conhecimento nessa área, mas fico pensando se a relação entre suor excessivo e algum desses (ou ambos) minerais esteja não no consumo suplementar, mas na absorção desse(s) mineral(is) em pessoas com distúrbio de suor. Falta mais pesquisa na área.

  4. Oi doutora boa tarde, vc pode mim ajudar eu lei seu poste dever ter algo interessante, eu tenho hipiridrose desde criança dever ser genética a minha filha também de 12 anos, tem algum para mim indicar com alguma medicação ou um especialista Agradeço fico no aguardo

  5. Eu já percebi quando eu tomou leite de magnésio o meu suor da um pouco a reduzida também torne compra de novo , eu tenho hipiridrose na face no pé na mão 80 porcento , na mão tem 80 porcento porque fiz cirurgia mas compensa no tórax e costa

  6. Bom Dia Dr(a)
    Tudo bem?
    Eu sou praticante de triatlon, façoalgumas horas de treino por dia
    porem perco muito liquido, cerca de 2L a cada 45min de exercicio e um exercicio sem mto esforço.
    Ja fui para o pronto socorro 2 vezes ao fim de provas, nao sei se por falta de hidratação ou por falta de sais, a questao é que eu nao consigo carregar 4 litros de agua cmg em uma prova de 3 horas.
    Por isso gostaria de saber qual o profissional mais indicado para fazer um check up e descobrir o motivo dessa sudorese, semprefoi assim desde de pequeno, porem hj esta me atrapalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *