fbpx

Mito? Cloreto de Magnésio diminui suor

Após muitas perguntas sobre usar o Cloreto de Magnésio para tratar o excesso de suor, hoje vim responder essa pergunta. Será verdade que usar o Cloreto de Magnésio diminui a transpiração?

Se você nunca ouviu falar, pessoas com hiperidrose vem utilizando o Cloreto de Magnésio para diminuir, controlar ou até acabar o suor generalizado. Esse tratamento vem se popularizando entre essas pessoas.

Suar é normal, pois é uma forma do seu corpo compensar o aumento da temperatura corporal. Quando esse suor é excessivo, pode ser sinal de algo está errado.

Qual ligação entre o níveis de magnésio com suor?

O suor excessivo pode causar baixos níveis de magnésio. O suor é composto por água, mas também contém sódio, potássio, magnésio e cálcio em quantidades menores.

A justificativa das pessoas em suplementar com Cloreto de Magnésio é a perda dele no suor. Sim, como falei anteriormente, o excesso de suor diminui os níveis de magnésio no corpo e causa a hipomagesema. Se não for tratada apresentam os seguintes sintomas:

  • Dormência
  • Fraqueza
  • Cãibras
  • Fadiga
  • Arritmia cardíaca
  • Náuseas e vômitos.
  • Entre outros… (Fonte: Livro Goldman–Cecil Medicina).

Nenhum estudo no mundo demonstrou que a deficiência de magnésio causa excesso de suor. Muito menos o uso de cloreto de magnésio para tratar a hiperidrose.

Existe um estudo que a deficiência de magnésio pode promover a ansiedade, mas ainda falta evidências claras sobre isso.

Uma pesquisa mostrou que a falta de magnésio pode elevar a pressão arterial, mas ainda faltam testes conclusivos em humanos. Outro estudo com mais evidência mostrou que a suplementação com magnésio reduziu a pressão arterial.

Resumindo, a princípio esse tratamento não tem qualquer prova que realmente funciona

Eu usei e tive resultado?

Sim, uma pequena parcela das pessoas que utilizaram o cloreto de magnésio tiveram uma melhora. Então isso significa que a medicina está errada?

A hiperidrose tem várias causas, como hipertireoidismo, doenças pulmonares, parkinson, ansiedade, estresse, diabetes, gota, excesso de peso, diabete, medicamentos, entre outras várias razões.

Isso faz acreditar que as poucas pessoas que tiveram melhoras foram por duas razões:

  1. Tem algum problema ligado a falta de magnésio. Essa falta de magnésio levou a outro problema (ansiedade por exemplo)que causou hiperidrose.
  2. Psicológico. Só o fato de usar algo para tratar, pode levar a ligeira impressão que está dando resultado.
    Estresse e ansiedade causa o excesso de suor. O paciente ao presenciar situações onde começará suar, acaba ficando mais ansioso e resulta na transpiração excessiva (mais que o comum).
    Como passa utilizar o Cloreto de Magnésio, ele acredita na sua eficácia. Resumindo, não fica tão ansioso e produz suor em menor quantidade.

Agora, qual será o seu problema que causa o excesso de suor? Essa pergunta só uma investigação medicinal para responder. Recomendo que procure um bom médico.

Últimos comentários
  1. Hadassa
  2. Gilmara Santana
    • Doutor Suor
  3. Tamara
    • Doutor Suor
  4. Ana
    • Doutor Suor

Post A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *