fbpx

Suor excessivo na academia: como lidar?

Agora, após as festas de fim de ano, podemos reparar que a maioria das pessoas está voltando para a rotina de sempre.

Sendo assim, muitas delas estão retornando à prática de atividades físicas, seja ao ar livre ou nas academias.

Independentemente de onde seja, sabemos que, durante os exercícios, transpiramos ainda mais e isso é normal.

No entanto, para quem sofre com a hiperidrose, o aumento da sudorese no decorrer das atividades pode ser um grande pesadelo.

Sabendo disso, hoje, separamos e decidimos abordar algumas dicas de como diminuir o suor excessivo na academia.

Tais indicações são válidas para todas as pessoas, mas, elas são, especialmente, voltadas para quem é diagnosticado com a hiperidrose.

Então, quer saber mais quais são? Acompanha a leitura com a gente!

O que é hiperidrose?

De forma geral, a sudorese é uma ação normal do nosso organismo. Isso porque ela é responsável por eliminar toxinas e, claro, regular a temperatura do corpo.

Por isso, o suor é conhecimento por ser termorregulador. Então, durante a prática de atividades físicas, é comum e até saudável suarmos mais já que o corpo está tentando controlar o aumento da temperatura.

Seguindo essa lógica, o assunto “suor na academia” não é algo de outro mundo.

Entretanto, é preciso ficar atento a partir do momento que a transpiração acontece em situações de repouso ou em ambientes ventilados e friorentos, pois pode ser sinal de hiperidrose.

Apesar de pouca gente saber o que, de fato, isso é, o próprio nome já sugere: “hiper” significa “super” que corresponde à palavra “excesso” e o sufixo “drose” se relaciona diretamente com “sudorese”.

Dessa maneira, hiperidrose é o suor excessivo.

Tal condição se caracteriza pelo hiperfuncionamento das glândulas sudoríparas écrinas, mas ainda não se sabe ao certo o que causa esse funcionamento excessivo.

O que sabemos é a hiperidrose pode ser de dois tipos: a hiperidrose primária focal e a hiperidrose secundária generalizada.

A primeira delas acomete, principalmente, as pessoas durante a infância e a adolescência. Durante essas fases, o suor excessivo nas mãos, nos pés e o suor excessivo nas axilas é uma realidade.

Já, o segundo tipo, a hiperidrose secundária generalizada, ocorre devido à uma condição médica, como uma enfermidade, ou aparece como efeito colateral do uso de determinados remédios.

No caso dela, o suor excessivo no corpo todo é a principal característica.

Nenhuma desses tipos são letais, mas a hiperidrose prejudica – e muito! – a vida de quem a tem. Isso porque, geralmente, essas pessoas escutam piadinhas e muitos comentários maldosos.

Dessa maneira, elas evitam frequentar determinados lugares, como as academias.

Como suar menos na academia?

Como citamos anteriormente, durante a prática de atividades físicas, independentemente do lugar, é normal suarmos. Mas, já parou para pensar que uma pessoa com hiperidrose transpira ainda mais? Não, né?

Bem, por conta disso, muitas pessoas que sofrem com essa condição se privam de estar nesses ambientes por vergonha.

Por conta disso, hoje, decidimos separar algumas dicas que podem ser úteis para você deixar o receio de lado e se movimentar, seja na academia ou ar livre.

Banho antes de treinar e uso de antitranspirante

Uma ótima tática para diminuir o suor na academia é, antes de ir, tomar um banho.

Caso sua rotina seja muito agitada e não dê tempo de tomar banho em casa, muitas academias oferecem vestiários e chuveiros. Sendo assim, essa pode ser uma ótima alternativa.

Se a sua academia não permite esse asseio, uma solução é separar uma toalhinha. Assim, pode higienizar e secar, pelo menos um pouco, o suor excessivo das axilas e o suor excessivo das mãos.

Ah, uma outra boa solução para diminuir o suor excessivo na academia é utilizar antitranspirante após o banho antes do treino.

Isso porque esse produto promete bloquear, de forma temporária, as glândulas sudoríparas presentes nas axilas.

Evite alimentos termogênicos

Certamente você já ouviu alguém que frequente academia procurando suplementos, certo? Bem, algumas substâncias que são utilizadas por essas pessoas são os termogênicos.

Estes, por sua vez, servem para estimular e acelerar o processo de perda de peso ou para definir, mais rapidamente, os músculos. Dessa maneira, quem os utiliza, transpira ainda mais.

Então, você que quer saber como suar menos: evite termogênicos, seja estes o de musculação ou alimentos que têm esse efeito.

Higienizar os equipamentos após o uso

Essa é uma dica que vale para quem sofre com a hiperidrose, mas todos poderiam – e deveriam! – segui-la, principalmente, agora, em tempos pandêmicos.

Isso porque, durante os exercícios, a pessoa vai suar. Então, é normal que os equipamentos fiquem molhados de suor.

Para evitar isso, você pode higienizar os aparelhos após usá-los. Geralmente, as próprias academias separar um frasco com álcool 70% e um paninho para tal feito.

Leve uma toalha para academia

A alternativa de ter uma toalha por perto é sempre válida, principalmente na academia. Esse item pode ser um ótimo aliado para diminuir o suor excessivo na cabeça e o suor excessivo no rosto.

Além disso, você pode utilizar a tolha para evitar o acúmulo de suor, por exemplo, embaixo das pernas, especialmente se você estiver com um short mais curto.

Caso precise, utilize luva de musculação

Na academia, certamente você já viu alguém que usa luvas de musculação nas mãos.

Embora sejam feitas para proteger essa parte dos possíveis calos, proporcionados pelo atrito com os equipamentos, esse artigo pode ser útil para diminuir o suor excessivo nas mãos.

Vestuário

As atividades físicas realizadas nas academias devem ser acompanhadas de roupas próprias para exercícios.

Atualmente, há muitas opções de vestuário próprios para às idas nas academias. No entanto, geralmente, elas vêm acompanhadas com um valor que pode não ser acessível para todos.

Sendo assim, de maneira mais prática, invista em peças leves, confortáveis e calças leggings, por exemplo, pois ajudarão a como suar menos.

Hidrate-se

Essa também é uma dica válida para todos. Isso porque, durante a prática de exercícios, transpiramos mais e, consequentemente, perdemos mais líquido do nosso organismo.

Então, quem tem hiperidrose sua muito mais e, claro, perde ainda mais água. Por isso, é importante e essencial a hidratação durante todo o dia.

E aí, gostou do nosso artigo?

Você tem mais alguma dica de como suar menos na academia?

Post A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *