fbpx

Suor excessivo no verão: como lidar?

Para quem adora um clima mais quente, o verão é a estação mais aguardada do ano.

É durante esse período que, normalmente, as pessoas viajam para lugares de praia para relaxar e também para se refrescar.

No entanto, para os que não curtem tanto o calor, o verão já é um desafio. Além destes, para quem sofre com a hiperidrose, essa época do ano também vira desesperadora.

Isso porque, no dia a dia, essas pessoas já precisam lidar com o suor excessivo nas palmas das mãos, nas axilas, nos pés e no rosto.

Na estação mais quente do ano, por conta das altas temperaturas, todo mundo já costuma suar mais. Imagina, então, pra quem tem hiperidrose.

Pensando nisso tudo, decidimos dar algumas dicas para você, que sofre com o suor excessivo no dia a dia e que a hiperidrose piora ainda mais no verão. Vamos conferir?

O que é hiperidrose?

A hiperidrose é uma condição que afeta 2% a 3% da população.

Porém, menos de 40% dos pacientes buscam, de fato, o acompanhamento de um médico especialista no assunto. Esses números são da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Sendo assim, muitas pessoas não sabem do que realmente se trata a hiperidrose. Se você é um desses, não se preocupe: explicaremos tudo pra você.

A hiperidrose é uma condição que se caracteriza pelo suor excessivo mesmo estando em repouso ou em ambientes frios.

O suor faz parte do nosso organismo, principalmente, para regular a temperatura corporal. Porém, já imaginou aquele suor excessivo na cabeça? E o suor nas mãos? Bastante chato, não?

Apesar de ser bem desagradável, a boa notícia é que a hiperidrose tem cura. Dependendo do caso, há tratamentos mais simples como usar antitranspirante ou utilizar roupas leves.

Se o seu caso for sério, há outras alternativas como cirurgia ou aplicação de botox na região.

Diariamente, a hiperidrose já afeta não só fisicamente as pessoas que têm essa condição. As pessoas também são impactadas emocionalmente. No verão, essa situação só piora.

No entanto, há algumas medidas que você pode tomar para melhorar a sua qualidade de vida.

Essas dicas são válidas para todos os meses, mas são principalmente para a estação mais quente do ano. Vamos conhecer algumas delas?

Dicas para amenizar o suor excessivo no verão

Use antitranspirantes

Diferentemente dos desodorantes que foram criados para combater o mau cheiro, os antitranspirantes conseguem inibir o suor excessivo.

Sendo assim, são ótimos aliados para quem sofre com suor em grande quantidade nas axilas e acaba deixando marca nas roupas.

O método dos antitranspirantes é prático e apresenta um bom custo-benefício.

Os antitranspirantes mais conhecidos para quem sofre com a hiperidrose são o Odaban e o Driclor.

O primeiro em questão, o Odaban, tem como principal componente ativo o cloreto de alumínio. Este é em formato spray.

Já o Driclor, tem a sua fórmula original é o roll-on que pode ser aplicado em locais como axilas, mãos e pés.

Ambos os produtos conseguem combater o suor excessivo. É o tratamento menos invasivo e, claro, no verão, é uma ótima opção.

Prefira usar roupas leves

O tecido da roupa que você utiliza influencia diretamente na transpiração.

Geralmente, as pessoas que sofrem com hiperidrose sempre ficam com aquelas manchas, conhecidas como “pizzas”, debaixo do braço, não é? Imaginou no verão?

Normalmente, na estação mais quente do ano, já é super indicado utilizar roupas com tecidos mais leves por conta do calor.

Se você tem hiperidrose, essa dica vale ainda mais pra você: opte por roupas de tecidos como algodão, seda e viscose.

Também prefira roupas mais claras, pois elas absorvem menos calor. Além disso, evite roupas muito justas. Prefira roupas mais folgadas.

Melhore sua alimentação

Além do calor, uma das coisas que a gente mais associa quando pensamos no verão são as férias, não é?

Por coincidir com as férias de escola dos filhos ou do trabalho, muitas pessoas acabam “chutando o balde” em relação à alimentação.

E as comidas também são fatores que podem aumentar ou diminuir o suor. Claro que não estamos dizendo que você deva restringir todos os alimentos que você goste. Não é isso.

Mas manter sempre uma rotina de alimentação saudável e equilibrada é o ideal para todo mundo. Durante o ano inteiro. Para quem tem hiperidrose, isso é super importante.

Por isso, não esqueça de beber bastante água e de incorporar mais frutas no seu dia a dia. Vai à praia no verão? Leve uma fruta, como melancia, para refrescar você e sua família.

Além disso, como sabemos que é um período de férias, normalmente, muitas pessoas acabam exagerando em comidas gordurosas, apimentadas e, claro, nas bebidas alcoólicas.

O problema é que, caso você sofra com a hiperidrose, todos estes citados anteriormente são responsáveis por aumentar a transpiração.

Sendo assim, tente evitar. Se estiver com muita vontade, coma, não se restrinja, mas com moderação.

E aí?

Curtiu as nossas dicas?

Conhece mais alguma?

Conta pra gente!

Post A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *