Cirurgias para hiperidrose

Quando não há mais solução e já foi feito o tratamento clínico, a cirurgia para hiperidrose é a única solução para acabar de vez com suor. A cirurgia não é tão simples, existem alguns riscos e o pós operatório normalmente é tranquilo. Vamos tirar todas as dúvidas sobre o procedimento cirúrgico.

A cirurgia pelo SUS pode ser feita sem qualquer custo, mas por levar muito tempo, a preferência é pelo hospital particular, já que os principais planos de saúde (Amil, Bradesco Saúde e Unimed) cobrem.

Se quer algo que funcione definitivamente, deve escolher o melhor tipo de cirurgia para hiperidrose, seja axilar, palmar, plantar ou facial. Existem três:

  1. Simpatectomia torácica ou lombar.
  2. Lipoaspiração
  3. Laser

1 – Simpatectomia

É a cirurgia mais popular para tratar a sudorese excessiva. Ela é capaz de eliminar o excesso de suor no rosto, cabeça, pescoço, mãos, axilas, nádegas, coxas, virilhas e pés.

cirurgia hiperidrose simpatectomia toracica
Simpatectomia torácica

Como é feita? Essa cirurgia é realizada sob anestesia na área do tórax e promete acabar com suor na face, pescoço, couro cabeludo, mãos e axilas, costas, lombar e abdômen.

Quanto custa? É difícil dizer o preço da cirurgia, porque os médicos divulgam apenas nos consultórios. O valor fica entre 6 a 12 mil reais, varia entre região e médico.

Efeitos colaterais e riscos? Há muitos relatos de quem fez e sofreram com a Simpatectomia Torácica. Se o problema não lhe aflige tanto, recomendo que não faça. Não é uma cirurgia arriscada, mas seus efeitos colaterais são incômodos. Podem ocorrer:

  • Dor nas costas
  • Dificuldade em respirar
  • Hiperidrose compensatória (efeito rebote). Ocorre suor em outras áreas.
  • Tosse
  • Febre

Pós operatório? Basta seguir as recomendações médicas. Não há restrição de alimentos, medicar com os remédios prescritos pelo médico e não pode praticar atividades físicas por algumas semanas. Geralmente o paciente é impedido de trabalhar devido os efeitos colaterais, aumentando o tempo de recuperação.

Simpatectomia lombar

Como é feita? Também sob anestesia, realizada na região do abdômen. O objetivo é acabar com a hiperidrose nas nádegas, virilhas, pés e coxas. O seu resultado é satisfatório.

Quanto custa? O preço médio é o mesmo informado a Simpatectomia Torácica.

Efeitos colaterais e riscos? A simpatectomia lombar é menos arriscada e possui menos efeitos colaterais. Dentre eles:

  • Suor compensatório
  • Vermelhidão
  • Inchaço nos pés

Simpaticoclipagem

Técnica que utiliza clip no nervo simpático. Feito de preferência na Simpactectomia Torácica. Por meio da clipagem do nervo, a cirurgia torna-se reversível caso o paciente fique insatisfeito. Então se quiser voltar atrás da cirurgia, basta retirar os clips.

2 – Lipoaspiração

Sob anestesia, esse tipo de cirurgia é indicado para suor excessivo na região da axila. Como é feita? Removendo as glândulas sudoríparas (causadoras do suor) por meio da lipoaspiração.

cirurgia hiperidrose lipoaspiracao
Efeitos Colaterais e riscos? O procedimento é simples, com poucas complicações e risco quase zero.

Pós operatório? É normal sentir dores nas axilas. O paciente não pode levantar os braços por pelo menos 24 horas após a cirurgia.

Resultado? Nos primeiros dias nota-se melhora na diminuição do suor. Cerca de 60~70% dos pacientes ficaram satisfeitos após 1 ano da cirurgia.

3 – Laser

Não chega ser uma cirurgia, mas por usar anestesia local, encaixamos entre os tratamentos para hiperidrose cirúrgicos. Ainda é um procedimento novo e pouco utilizado, mas os resultados são eficazes e permanentes.

cirurgia hiperidrose a laser
Como é feito? Sob anestesia local, é feito um pequeno furo na região e uma cânula metálica é introduzida. O laser é emitido, destruindo as glândulas do suor.

Pós operatório? A recuperação é rápida, no mesmo dia o paciente vai para casa. O analgésico é receitado para aliviar os desconfortos na axila. Na primeira semana nota-se resultado.

Quanto custa? Os preços não são divulgados, mas é a alternativa mais barata. Certos casos são necessários outras sessões, deixando o tratamento mais caro.

Procurando por clínicas e médicos na sua cidade? Perguntem nos comentários!.

Facebook
Twitter
Pinterest

529 respostas

  1. Eu gostaria de obter mais informações sobre o tratamento a laser, poderiam me informar um medico ou uma clinica que realiza o procedimento em Brasilia-DF ??

    1. Olá Hébert, , tenho contato de duas clínicas em Brasília que fazem tratamento para suor excessivo.

      SHIS – QI 07 – Conj. F – Lago Sul Brasília – Distrito Federal CEP: 71615-570
      +55 61 3213 4849

      SHOPPING LIBERTY MALL – TORRE B – 12º ANDAR – SALA 1212 – ASA NORTE – BRASÍLIA/DF –
      (61) 3326.2213

      1. Olá doutor sou da Bahia , meu nome é Maurício . Onde posso encontrar uma clínica para fazer a cirurgia nas axilas na cidade de Lauro de Freitas ?

        1. Maurício, ultimamente eu tenho indicado um tipo de cirurgia pouco conhecida. O resultado é muito satisfatório, não existe o risco de hiperidrose compensatória e o procedimento é simples. Infelizmente não tem em sua cidade.

      2. moro em aurora-ce sofro de hiperidrose a muito tempo e sinto muito incomodado, onde posso encontrar algum especialista dessa area para poder obter mais informaçoes sofre essa cirugia.

          1. Dr tenho suor excessivo nas axilas já passei de tudo e nao resolver me excluí dos passeios em família pois acho muito feio ficar com a roupa toda molhada perto das pessoas gostaria de saber quanto fica esse tipo de cirurgia e se em minha cidade faz esse tipo de procedimento Penápolis S.P

      3. Doutor Suor, sofro de suor excessivo, moro em Nova Iguaçu – RJ e pretendo fazer a cirurgia, o Doutor pode me indicar uma clínica especializada no assunto mais próxima ao Município de Nova Iguaçu?

        1. Dr Suor porque já ouvi relatos que na cirurgia paciente sofreu parada cardíaca?tenho vontade de fazer a cirurgia mas o medo me impede

  2. Poderiam informar um medico ou uma clinica que realiza o procedimento no RJ, tanto em relação a aplicação de LASER, como clínicas que trabalham com LIPOASPIRAÇÃO? Em ambos os casos para hiperidrose nas AXILAS. Muito obrigado!

    1. Sidney, sobre clínica que faz o procedimento LASER:
      Club Corpus
      Endereço: San Francisco Top Town – Loja D – Rua Laudelino de Aguiar, 15000 – Recreio dos Bandeirantes
      Telefone:(21) 3495-4359

      Já lipoaspiração:
      Clínica Leger Rio de Janeiro
      Av. das Américas, 3301, bloco 4, sala 301
      Fone: 55 (21) 4063-8333/2492 0053

  3. Ola Doutor, Meus pés e minhas mãos soam diariamebte no frio ou no calor,é horrivel porque eu nao posso sair durante o dia com uma sandalia porque o pe soa e fica escorregando ou entao apertar a mao de um pessoa na rua porque mao sempre esta muito molhada.
    Qual é o tipo de cirurgia certa para o meu caso Doutor? Em Juiz De Fora, Minas Gerais tem alguma clinica que realiza esse tipo de cirurgia?

  4. Olá… Se eu operá pra me livrar do suor nas mãos e pés, e surgir em outro local do corpo, posso depois fazer uma outra cirurgia na região q aparecer o suor.

    1. Glauber,
      Dra Virginia Polvora
      Rua Mostardeiro, 333/712 – Ed. Central Park

      Clínica Maison Leger Porto Alegre
      Rua Guimarães Rosa, 155. Bairro Boa Vista

      1. Doutor por favor eu tenho 28 anos, já fiz a cirurgia no tórax para o suor nas mãos e axilas, mas preciso de um profissional que realize a simpatectomia lombar e não consigo achar, moro no Rio Grande do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, poderia me indicar um profissional nesta área?

          1. Olá Dr, por que o Sr não indica mais a Simpatectomia Lombar? Estava pensando em fazer para me livrar de uma vez da hiperidrose plantar (já fiz a toráxica há 15 anos) Conhece o Dr Luiz Eduardo Villaça Leão? O que me diz dele?

          2. Doutor sou a Claudia do RS e estou na mesma situação da Angélica, gostaria de entender por que a cirurgia lombar não é indicada neste caso e o que seria o melhor para acabar com o suor plantar?

          3. Claudia, por conta do suor compensatório, que causa a insatisfação da maioria das pessoas que fizeram a cirurgia.

    1. Nathan, não conheço sua região. DE qualquer forma, o desodorante é o procedimento mais barato. Falo de desodorantes específicos, não os encontrados nas farmácias.

      1. Olá,primeiro obrigada pela atenção.Liguei para local indicado e a mesma não realiza esse tipo de procedimento somente Botox,teria outro local que faça laser ou lipoaspiração em salvador-ba?obrigada.

          1. Gostaria de receber o endereço pois tenho hiperidrose e bromidrose e quero muito fazer esse procedimento. aguardo resposta

  5. tenho hiper desde que me entendo por gente nossa como gostaria de viver uma vida normal nada pra mim funciona infelizmente ñ tenho como pagar essa cirurgia como faço para tentar pelo sus apesar de que eu sei que demora muito …obrigado preciso desse milagre na minha vida meu sonho é fazer a cirurgia ..pazzzz

  6. Boa noite, gostaria de saber quem faz a cirurgia de simpatectomia lombar e se é recomendável.
    Quando fiz a torácica o médico disse que existia sim uma pra acabar com o suor da cintura pra baixo mas não era muito comum de fazer e poderia reverter o resultado da minha torácica.
    Moro em minas gerais. Obrigada

  7. Olá boa noite trânspiro muito nas axilas . onde tem uma clínica com qualquer tipo tratamento para esse transpiração . moro em são Paulo capital ..obrigado ..

  8. Boa Tarde Doutor,
    Depois de 1 ano e 1 mês aguardando consulta com um dermatologista pelo SUS, eu consegui a tão aguardando consulta, que será agora no dia 24/09/2015, tenho hiperidrose desde meus 9 anos de idade, no começo era só palmar e plantar, lembro que o pediatra disse para minha mãe, que isso iria se agravar, quando eu ficasse mais velho, hoje tenho 23 anos, e tenho a transpiração excessiva na região plantar, palmar, axilar, lombar, virilha, são as partes que mais soam, mesmo em repouso, frio, calor, onde eu trabalho tem ar condicionado, mesmo com o ar eu transpiro e muito, e muito constrangedor, você acha que meu caso será somente o cirúrgico? sou um graduando de enfermagem, me sinto incomodado quando vou fazer exame físico em um paciente, que a mão fica transpirando, afrerir a P.A então o manguito fica bem molhado, porque transpiro muito, pode me dar uma sugestão?
    Grato.

    1. William, seu caso é bem grave, porque apresenta em várias partes. O pior, seria preciso duas cirurgias. REcomendo testar o medicamento primeiro, mas o dermatologista vai indicar o melhor o caminho. Agora conte como foi a consulta no SUS e onde mora.

  9. olá ,muito obrigada pela atenção,a clinica que você indicou não realiza procedimentos como laser e lipoaspiração,somente Botox.Teria outro lugar para indicar em Salvador-ba?obrigada.

  10. bom dia, tenho esse problema desde criança, fico muito constrangida com esse suor.
    minhas mãos e meus pés suam de mais, tanto no frio como no calor.
    qual seria a melhor opção para o meu caso?
    onde posso encontrar um tratamento em Brasília.
    qual seria mais ou menos o custo de um tratamento?
    Obrigada pela atenção.

    1. Nayara, sempre recomendo os visitantes procurar um médico, experimentar tratamentos alternativos como desodorante e medicamento. Depois tem outros tratamentos como laser, botox… a cirurgia sempre é a última opção.

  11. Boa noite!

    Estou determinado a passar pela cirurgia via lipoaspiração das glândulas das axilas, e gostaria de tomar conhecimento de alguma clínica na capital de São Paulo de extrema competência.
    Att,

  12. Olá gostaria de saber se o convenio unimed cobre o procedimento de ressecção das axilas já pesquisei e vi que quem faz é o cir. plástico, porém estou tendo problemas para encontrar quem faça pelo plano na região de Campinas SP.
    Obrigada.

  13. Olá! Já realizei a simpatectomia torácica há 12 anos e gostaria de realizar a lombar. Tenho hiper-hidrose compesatoria moderada nas nádegas, virilha e tórax anterior e posterior. Gostaria de saber com base em sua experiência se a hiper-hidrose compensatória pode aumentar após a lombar e se pode me indicar um médico que realize a lombar em Goiânia-GO. Obrigada

  14. Ola, realizei a simpatectomia toraxica , porem o efeito rebote é imenso, pois transpiro das mamas para baixo, iso faz com que tenha varias patologias por repetição, principalmente do ap. reprodutor, estou cada dia mais depressiva, ao ponto de me recusar a sair de casa, gostaria de saber se há algum medico em SP que possa me ajudar.
    desde já agradeço.

  15. Tentei fazer a cirurgia mas passei mal após receber a anestesia geral.Fiquei com medo de tentar novamente pois agora tenho um filho de 7 anos.Sofro muito com o suor excessivo.
    Cheguei a fazer uma toxina butolinica mas não resolveu.Minha esperança são essas pomadas e loções.

  16. Olá, minha mãe descobriu que tenho hiperidrose nas mãos e nos pés quando tinha 4 anos. Na época o médico disse que isso era novidade e que quando fosse adulta deveria procurar um especialista caso quisesse fazer a cirurgia. Transpiro muito e uso uma toalhinha a vida toda para enxugar as mãos, atualmente estou com 28 anos, pretendo ser mãe em breve e gostaria de fazer a cirurgia para pelos menos o suor parar nas mãos já que é muito dificil molhar tudo o que pego. Contudo, não acho médicos que façam a cirurgia em São Paulo/SP. Passei pelo dermatologista que atende pelo S.U.S. e o IAMSPE e ele desconhece o tratamento cirúrgico e quem faça. Qual médico devo procurar para fazer a cirurgia pelo Hospital do Servidor? Qual médico particular pode indicar? Há anos questiono diversos médicos e nenhum até hoje me indicou um especialista para a realização da cirurgia. Desde já agradeço.

  17. Olá eu quero saber se o SUS faz cirurgia no estado de MT tenho feito as consultas com dermatologista e seguido os tratamentos agora fui encaminhada para o cirurgião ,por que o tratamento não ajudou em nada tenho hiperidrose desde criança ,nas mãos ,pés axilas nas costa ,praticamente no corpo todo…..

  18. Olâ doutor.
    Minhas mãos e pés suam muito!
    Tenho 26 anos e se tiver algum tratamento ou cirurgia para que pelo menos o suor das mãos cessem já ficaria satisfeito.Tem algum especialista para me indicar aqui em São José dos Campos SP?

    1. Olá Daniele! Sofro do mesmo problema e, por isso, ajudarei quem também precisa. Depois de muitas pesquisas vi que em Aracaju tem a Drª Sonia Lima – Cirgião Geral – (79)30426779.

  19. Olá sou da grande SP tenho o plano Bradesco Nacional, meu esposo sofre com Hiperhidrose de cabeça e pescoço, a causa é stress, porém, no momento em que ele começa a suar ele perde o controle do nervosismo e acaba descontando em todos da família. Venho pedir ajuda por ele, pois, este comportamento está influenciando na educação das nossas filhas. Hoje ele já toma o Retemic de 5mg, mas não está sendo suficiente. Gostaríamos de uma indicação de um profissional que faça a cirurgia. Muito obrigada.

    1. Heloísa, precisa buscar outros tratamentos. Ele só tem na cabeça e no pescoço, mas se fizer a cirurgia pode apresentar em outros lugares. Se a causa é estresse, não precisa tomar medicamento contra o suor. Precisa buscar a “causa da causas”, o que está causando o suor? Estresse? O que está causando o estresse?

    2. Heloísa, boa noite, meu nome é Carlos e eu estou com 40 anos, e tinha a hiper crânio facial, que é a que seu esposo tem. A tendência é piorar, ele vai começar a se sentir constrangido em suar e vai começar a suar mais, e não para,. Eu por exemplo já não ia mais a igreja, festas, nem conversava com as pessoas, pois começava a suar no rosto do nada, então depois de ler muito, fiz a cirurgia, foi um sucesso, o suor do rosto, pescoço cessaram, mas a compensatória veio com força fique meu depre, mas não me abati e comecei a ler sobre o fato e correr atrás, comecei a tomar o retificar, não vi muito resultado, até que conheci o Driclor, realmente é caro, mas cessou 80’% do compensatório! se eu tivesse lido antes! derreteste nem teri feito a cirurgia, só usado o Driclor. Antes de procurar a cirurgia, começa usar o Driclor na região crânio facial , mas cuidado com o olho, pois arde que é uma barbaridade, e nunca use com a parte a ser aplicada molhada, senão coça muito, use a noite antes de dormir, depois do banho, nas primeiras semanas use todos os dias, depois comece a espaçar dois em dois dias, depois três em três, é uma vez por semana, se não der resultado, então procure a cirurgia.

  20. Olá Dr.! Em 2002 realizei a simpatectomia toracica, porém os pés continuam a suar.
    Qual o melhor tratamento para a hiper-hidrose plantar? Qual desodorante é melhor para o meu caso, Driclor ou Perspirex?

  21. Boa tarde Dr.,
    Moro em Manhumirim- MG. Tenho hiperidrose e já fiz a simpatectomia torácica. Tenho desejo enorme de fazer a lombar, apesar de conhecer os riscos do suor compensatório. Você poderia me indicar algum lugar em Vitória – ES ou BH – MG que fazem tal procedimento. Quando fiz da outra vez, foi pelo SUS, mas demorou muito. Tenho urgência!

    1. Marianne, primeiro, em qual hospital fez no SUS? Em BH tem o endereço e telefone abaixo:
      Av. Barbacena 1018, conj. 906
      Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte (MG)
      (31) 3292-1797

  22. Boa noite eu sofro de hiperidrose nas axila e gostaria de fazer a cirurgia .Remover as glândula sudoripa.E gostaria que m em dicasse alguma clínica q aq b no rj grato

      1. Por favor alguma indicacao de aspiracao glandulas sudoriparas para minha filha 15 anos em Porto Alegre, liguei para uma clinica que tinha nas indicacoes e nao fazem este tratamento.
        Se tivesse Bradesco seria melhor, mas imagino que raros facam pelo convenio, Grata

  23. Ola! Sou do mato grosso e gostaria de saber se tem alguma clínica para eu fazer uma cirurgia, no meu caso acho q os clips seriam uma boa, transpiro muito no rosto, peito, abdômen e costas, mas quanto vou malhar saio de la pingando suor.

      1. Entao doutor, fui hoje marcar uma consulta com um dermatologista, vamos ver oq ele acha do meu problema.

        Também tenho meu rosto, pescoço e um pouco acima do peito vermelho. Suspeito q seja rosácea ou rubor!

  24. Boa tarde!

    Sou do Rio Verde – GO. Fiquei bastante interessado no tratamento a laser.
    poderia me indicar uma clínica próximo a Rio Verde – GO, ou no Estado de GO?

    Obrigado!

  25. Olá, eu tenho hiperhidrose facial , poderia mim indicar um medico que faça a simpactomia torácica em Sergipe?
    sofro muito com esse problema.

  26. Eu fiz a cirurgia de hip. 1 ano atraz e me arrependi muito. O suor compensatorio é muito grande nas costas, abdômen e virilha e me deixa você com muita baixa estima, eu tomo remedio 2x ao dia, o Oxibuotinina 5mg, só que esse remedio seca a boca, tenho tido muitas dores de cabeça e tontura, depois de alguma atividade fisica parecem que as pernas estão queimando, esta sendo muito dificil. Gostaria de saber o que fazer agora? Eu não quero mais tomar esse remedio, pq me deixa horrivel. Qual procedimento que devo fazer agora Dr.?

    1. Edinilson, desconheço alguma clínica especializada na sua cidade. REcomendo procurar um dermatologista, ele é o especialista para o seu caso.

  27. Ola, sou de Brasilia, preciso que me diz o que devo fazer, pq tenho um odor fortissimo e um amerelidao forte axilias transpiro pouco e ja fiz varios tratamento ate hoje nao conseguir eliminar e tambem tenho um odor fortessimo no couro cabeludo e princilpamente com cabelo molhado e nao tem creme que tira esse cheiro e nao uso quimica no cabelo tem 4anos e meu cabelo e crespo, nao o que faco mais ja fiz varios tratamento e nada, o que devo fazer ?

    1. Ola Doutor fiz novamente a aplicacao da toxina botulinica nas axilas e o odor nas axilas continua fortissimo e usei varios tipos de antispirante e nao resolve… Tem alguma cirurgia que posso fazer ? Estou desesperada porque ate o momento nao conseguir resolver isso, por favor me ajuda

  28. ola…ja fiz a muito tempo a cirurgia pelo torax e resolveu as maos…mas gostaria muito q resolvesse os pes e nao resolveu…tem algum jeito?
    sou de juiz de fora-mg
    plano cobre???

  29. Olá, sou de Sorocaba / SP tenho 19 anos e estou desesperado .. Passei em td quanto é medico e não deu resultado algum com as receitas indicadas .. Gostaria de saber se a “cirurgia” a laser corre o risco de eu ter o ” efeito rebote” ? E qual seria o melhor Lipoaspiração ou a Lase?
    Obrigado!!!

    1. Vitor Rodrigues, esse é um assunto muito particular. Já vi pessoas que fizeram a lipoaspiração e não ficaram satisfeitos. O seu problema é apenas nas axilas?

      1. Sim, somente nas axilas ! Tem dia que passo o antitranspirante “MP Dry” e não sou tanto ( mas ainda sim é exagerado ), mas tem dias que passo o remédio e parece que joguei um copo de água nas axilas ”/

  30. Olá Dr. Boa noite!
    Eu sofro de hiperidrose a alguns anos. Hoje tenho 21 anos está muito difícil. Toco violão, cavaco, ando de moto e estudo e compartilho o computador com outras pessoas. É muito ruim! Não consigo ficar por muito tempo segurando a mão da minha namorada por que minhas mãos soam muito. Não posso tocar por muito tempo e logo tenho que ir lavar as mãos. Chinelos eu não uso no dia a dia, somente em casa e a minha é particularmente nas mãos e nos pés. Qual o melhor tratamento para mim? Antes era apenas nas axilas. Mas de um tempo para cá eu parei de usar anti transpirantes e melhorou e também consigo lidar com as axilas. O problemas maior são as mãos e pés.

    1. E uma coisa estranha que eu pude observar é que quando eu estou bêbado, eu transpiro menos. E quando o dia está mais frio eu suo menos. Mas ainda assim é impossibilita de fazer muitas coisas!

  31. Oi Dr. Meu marido tem hiperidrose nas mãos e nos pés e sofre muito, já tentamos diversos tratamentos porém em nenhum obtivemos êxito. Gostaria de saber de algum médico em Curitiba ou Ponta Grossa para cirurgia de clivagem e se este tipo de cirurgia é coberto pela Unimed? Grata pela atenção!

  32. Preciso urgente de um médico para tratamento de sudorese nas axilas.
    O plano de Saúde é CASSEB e nenhum médico especialista atende por este plano.
    Me ajude.

    1. Jefferson, eu não recomendo ninguém. Apenas faço uma pesquisa de clínicas que fazem o tratamento a laser e respondo os comentários. Só recomendo quem conheço realmente.

  33. Boa Tarde,
    Tenho hiperidrose no couro cabeludo, você teria algum profissional no interior de São Paulo, mais precisamente em Sorocaba/SP que realize o tratamento por Laser ?
    Obrigado

  34. Ola, sofro com a hiperidrose axilar desde criança. Já fiz uso do BOTOX mas não foi satisfatório. Gostaria de saber se em Taubaté-sp ou dentro do estado, teria clinica que realizasse a aspiração das glandulas. Obg

  35. Gostaria de referência de clínica no Pará ou estados mais próximos para Cirurgia de hiperidrose. Sofro de suor excessivo nas mãos, pés e axilas e pretendo fazer a cirurgia o mais breve possível. Preciso agora de uma indicação.

  36. Doutor, em 2013 fiz uma Simpatectomia para eliminar o suor excessivo das mãos e das axilas. Ainda sinto minhas mãos úmidos, porém, como o meu cirurgião torácico disse isso seria normal. Porém nos últimos dias, digamos, que no último mês… eu sinto as minhas axilas suando excessivamente (do mesmo jeito que soava antes da Simpatectomia ser realizada em 2013). Decidi, que se for necessário farei novamente a cirurgia. Porém o problema me incomoda e me afeta de várias formas! Emocionalmente e fisicamente. Devo procurar meu cirurgião novamente?! É recomendado que eu refaça a cirurgia?! Observação: Consumo remédios antidepressivos, e remédios para combater o transtorno afetivo bipolar (não sei se isso afeta de alguma maneira). Obrigada pela atenção, aguardo ansiosamente a resposta! ♥

  37. Olá, gostaria de saber se tem algum tipo de medicamento que amenize o suor nas mãos.
    Eu tenho hiperidrose mas só quando está calor ou em situações especificas, como estresse, ansiedade…
    Já tentei o tratamento com o aparelho “anidronic ” mas não deu resultado.
    Alguma clínica aqui no Rj para melhor contato com um profissional da área?

  38. oi, tenho suor nas mãos de nos pés desde pequenininha, e sempre me incomodou e me privou de muitas coisas. tenho medo de fazer a cirurgia por causa da anestesia geral e dos efeitos colaterais, sera que a laser seria menos arriscada? e quanto pós a cirurgia? quanto tempo pra voltar as atividades cotidianas?

  39. Oi dr. eu sofro muito com a hiperidrose,descobri e passei a entender mais sobre isso aos meus 17 anos hoje tenho 20 e a situacao tem se agravado..transpiro demais da regiao peitoral p/ cima até a cabeça.. Poxa e o que mais me prejudica é a bromidrose na regiao da axila que pra variar agora tbm ta ficando no meio entre os seios..e por conta disso finalmente consegui dinheiro e resolvi a ir conversar com um psicologo pois afetou demais minha auto estima inclusive hoje to cheia de neuroses e complexo. Pois faz praticamente 2anos qe nao sei mais oq é viver e cada dia que se passa sinto que estou perdendo oportunidades isso acaba com auto estima de uma pessoa e acaba que passamos a se tornar mais nervosas e cheia de ansiedade e antes nao era assim.. so quem passa por isso é que entende.nao sei como meu namorado me aguenta ainda, pois nao saio mais e me afastei de tudo e muitas coisas… ja gastei muito com diversos pomadas,remedios desodorantes tudo que possa imaginar foi bluderm icadem lysoform entre varios.. pesquiso tanto mais tanto que ja comprei de tudo e agora por ultimo comprei o driclor. Fiz aplicao do botox so gastei dinheiro e me arrependi por conta disso.. e hoje pelo jeito estou achando que minha solucao vai ter que fazer essa retirada das glandulas apocrinas nao é? e pior nao sei como mais vou ter que da um.jeito de conseguir pagar isso .. É triste pois afeta dms e constrange muito, moro em fortaleza e queria muito otimas indicaçoes que sejam especializados nesse problema!

  40. Olá doutor, bom dia. Já fiz simpatectomia torácica há uns 10 anos ,e além da compensatória absurda eu somente tive uma axila seca por aproximadamente 2 anos, hj transpiro até mais do que antes na região axilar. Já estive prestes a viajar pra Campinas e fazer a laserlipolise. Entretanto moro em BH, será que sabe de uma clínica que realiza o procedimento? Obrigada.

  41. Olá Doutor, como vai? Gostaria de saber se há algum especialista em São José dos Campos – SP (ou em cidades próximas no Vale do Paraíba, interior de SP). Sofro bastante com suor excessivo nas mãos, pés e nas axilas principalmente, as quais mesmo em dias frios chegam a “pingar” suor. Neste caso o mais recomendado seria o tratamento cirúrgico mesmo? Desde já, muito obrigado pela atenção!

    1. Gabriel Ramos, nem pensar. Primeiro que precisaria fazer duas cirurgias e o risco de apresentar hiperidrose compensatória é enorme. Você pode tratar com desodorante (mãos e pés) e nas axilas existe uma cirurgia muito eficaz que é a retirada das glândulas.

  42. Suor em excesso nos braços,testa,pescoço e costas pode ser hiperidrose?
    Acontece mais nos casos de estresse,ansiedade e com qualquer esforço físico,quando faço exercícios fisicos fico com a roupa completamente molhada todas as vezes,na maior parte do dia fico com a pele úmida,é constrangedor,afeta bastante minha vida social,apesar de morar na região Nordeste que é muito quente,mais não era pra haver tanto derramamento de suor,quais médicos posso procurar?
    Desde já obrigado!

    1. Kennedy, a hiperidrose pode apresentar em qualquer lugar. Para diagnosticar a doença, você precisa analisar as pessoas ao seu redor. É normal suar, mas não quando você é a única pessoa que está suando no local. Sobre o médico, a princípio dermatologista.

  43. Ola Doutor, eu moro em Belo Horizonte/MG

    E tenho sudorese constante nas axilas e deixa as minhas roupas com umas marcas que me constrangem (pizza), já tentei vários ant-transpirantes mas ,não adianta nada!
    Isso ocorre no calor e no frio também . Gostaria de saber qual cirurgia é mais indicada e qual valor da consulta e das cirurgias .

      1. Não recomendo, no primeiro ano após a cirurgia foi perfeito, 0 suor nas axilas, mas após um ano voltou tudo de novo, voltei a transpirar nas axilas ALÉM das áreas de compensação, ou seja está muito pior hoje do que antes quando eram só as axilas que me atrapalhava.

  44. eu suo muito nas axilias ai uso driclor. mas o suor foi para as maos e pes tenho que fica secando minhas mao toda hora nao chega a pinga
    a cirurgia e a melhor opcao
    obs uso anti hidral nas maos mas nao resolveu

  45. Ola, fiz a simpactetomia pelo torax, quase morri na cirurgia devido a anestesia, meu pos operatorio foi muito doloroso, e hj infelizmente tenho o suor compensatorio que é pior, pois suo muito mais da cintura pra baixo e antes não suava .

  46. Olá Dr, achei ótima sua Matéria!!
    Gostaria de saber de tem algum especialista nessas cirurgias em Barretos SP ou regiao próxima? Obrigado.

  47. Gostaria de saber se existe alguma clinica que faz tratamento em vitoria Es. Pois tenho um odor muito forte e fico muito preocupada antes de me aproximar das pessoas.

  48. Boa Noite, já realizei a cirurgia de simpatectomia torácica quando tinha 11 anos, e agora com 22 quero realizar a cirurgia de simpatectomia lombar para parar de suar os pés. Poderia me indicar alguém em Brasília – DF?
    Desde já agradeço. Obrigada

      1. O meu suor nos pés é insuportavel e extremamente exagerado. Os meus pés pingam, fazem poça de suor no chão. Eu só posso usar tênis por que sapatilhas ou rasteirinhas são inviáveis. Para mim, essa seria a única opção, já tentei outros tipos de tratamento como: desodorantes, cremes, botox, e nada resolveu. Me incomoda muito no dia a dia. Sobre o suor compensatório eu já tenho, e suar em outros locais não me incomoda.. o que me incomoda é ter que dormir de meia por que eu molho o lençol da cama, é escorregar no chão de casa por que estava andando descalço. é não poder usar uma sapatilha ou uma rasteirinha ou não poder ficar de salto muito tempo por que meus pés soam e eu simplesmente não consigo. Desculpa o texto grande, foi como um desabafo. Por que realmente me incomoda muito. Agradeceria muito se você tivesse alguem para me indicar, não vou largar a ideia de realizar a cirurgia.
        Obrigada, atenciosamente Carla Ramaldes.

  49. Tenho hiperidrose muito severa em todo o corpo. Mas onde mais me encomoda é no rosto, nao consigo nem me maquear direito pq sei que nao vai adiantar. Queria saber se n meu caso alguma cirurgia ou remedio funcionaria. Obrigada!

  50. Doutor, eu suo muito nas axilas, já tentei ant-transpirantes mas não adianta no calor oh no frio, não posso pagar um cirurgia, aqui em Salvador faz pelo SUS ? Me ajude como puder, eu só queria acabar com isso.

  51. Doutor, não aguento mais essa hiperidrose e bromidrose, eu choro de angústia todos os dias, é uma doença que acaba cm a gente à cada dia. Preciso fazer essa lipoaspiração e gostaria de saber o valor mais ou menos, PF.. E a lipoaspiração o SUS não cobre, né? Ela é 100% contra a bromidrose tambem?

  52. Bom dia. Sobre o procedimento a laser, você sabe de alguma clínica em Linhares-ES? Já fiz um procedimento usando botox, mas gostaria de algo permanente.

  53. Olá Dr. boa tarde.
    sou de manaus, e fiz a 1 ano a cirurgia da hiperidrose (simpatectomia toraxica)…
    … e desde de então venho sofrendo os efeito colateral do suor compensatorio, antes o que era apenas na axilas, passou a ser em todo o corpo exceto rosto, antebraços e mãos. o suor ficou muito mais intenso nas axilas, costas e abaixo do peito…
    gostaria de saber se ainda tenho alguma esperança com algum novo tratamento ou fazer a cirurgia me impede de fazer outro tratamento?
    se sim tem algum contato em manaus para isso?
    o que seria melhor o laser ou a lipo…?

  54. Fiz a cirurgia a 4 anos porém ñ sei qual foi sei que cortaram nas axilas e do lado dos seios porém ñ resolveu pelo contrario piorou,mas o que eu quero saber se no primeiro mês é normal sentir muita dor no tórax de ñ conseguir respirar direito ñ conseguir nem se levantar ñ conseguir tossir pois a dor no tórax foi insuportavel,e porque demorei tanto pra voltar a si acordei após 5 horas,as vezes fico pensando se ñ tive alguma parada respiratória.

  55. Oi Dr., Por favor o senhor poderia me indicar alguma clínica ou profissional q faça ressecção de glândulas apócrinas p/ (bromidrose) no Rio de Janeiro? Pois já m distanciei de tudo e de todos por causa desse problema, não aguento mais. POR fAVOR M AJUDEM!!!!
    DESDE JÁ LHE AGRADEÇO.

      1. Muito obrigado pela resposta Dr. e aproveitando…qual a clínica de São Paulo de mais fácil acesso que indicaria p/ quem sai de Nova Iguaçu? Pois nunca fui á São Paulo, mas em busca do meu sonho irei!!
        Dr. se puder me enviar maiores informações por email desde já lhe agradeço.

          1. Muito obrigado Dr. , já está meio encaminhado, em breve estarei lá! Que Deus lhe abençoe e q continue ajudando e abençoando outras pessoas com sua atenção, por esse simples gesto seu, já percebemos o ser humano q é.

  56. Olá Dr., tenho bromidrose plantar e sofro muito com isso, já usei vários tipos de produtos e nada resolveu, já estou entrando em depressão por conta disso. Qual o melhor tratamento ou cirurgia? Onde encontro? Moro em Goiás, mas pode ser em qualquer lugar.

  57. Olaa??
    Eu Tenhoo Hiperidrose E Sofro Muito Com Isso’
    Queria Saber Se Tem Algum Médico Profissional Pra Fazer esse tipo de operação…
    Moro em CACERES-MT.(Próximo A Cuiabá-MT)
    Prfv See Tiver Algum Profissional Nessas Regiões Me Avisaa O Mais Rápido Possível’
    E Tbm Queria Sabeer Se Tem como fazer essa cirurgia pelo SUS??
    #Muito Obrigado.

  58. Doutor, sabe me informar se há clínicas ou médicos que fazem o procedimento de Lipoaspiração das glândulas ou o procedimento á laser em São Luís-MA?
    E se possível, sabe me informar os preços?
    Obrigado!

  59. Olá….dr. você pode me indicar alguma clínica que faz ressecção das glândulas, em Curitiba Paraná ? Pois já fiz a simpatectomia e Nao adiantou para bromidrose!!! Só para o suor.

  60. Olá Dr. gostaria de saber qual a melhor cirurgia para fazer em ultimo caso e com menos efeitos colaterais, moro em Jundiaí – SP, tenho acesso fácil a capital de SP se for necessário, se possível me informe com telefone da clinica e o endereço … Obrigada

  61. “Os dois procedimentos cirurgicos realizados para tratamento da hiperidrose sao aspiracao das glandulas sudoriparas e simpatectomia toracica ou cirurgia no nervo simpatico”, aponta o cirurgiao toracico Antonio.

  62. GOSTARIA DE UMA INDICAÇAO DE UM DERMATOLOGISTA PARA O TRATAMENTO NA CIDADE DE TAUBATÉ, VALE DO PARAIBA- SP. OBRIGADA AGUARDO RETORNO

  63. Boa tarde, moro em Peçanha MG e tenho esse problema, gostaria de saber se em Governador Valadares ou região faz essa cirurgia. Obrigado

  64. Fiz pelo SUS a simpactonomia, aquela q dar nestesia geral, faz quatro pequenos corte e corta os nervos… Me encaminhou para o “Santa casa”.
    Só que a questão minha maos e pés suam, só que parou de suar só as maos e os pés continuaram, sofri apenas um efeito colateral que é dor nas costas…
    Intao quero saber qual devo fazer para parar de suar meus pés, isso é uma coisa mais paia do mundo, sei q não e uma doença q leva a morte, mais em questão não tem como levar uma vida normal.
    Tomava o “Oxibutinina”, liquido ou comprimido são bons, mais a questão q essa merda é muito forte q tava secando ate minha pele.
    Aguardo resposta, moro em Goiânia – Goiás.

  65. Sofro de suor excessivo nas mãos e nos pés, de vez em quando nas axilas também, e queria saber se só a simpatectomia torácica acaba com o suor em todos os lugares? Se não, qual é a mais indicada para quem sofre de suor extremo, como no meu caso? Pretendo fazer essa cirurgia urgentemente e por isso irei fazer e pagar em clinica particular. Como o valor da cirurgia é muito alto, não quero me arrepender depois e precisar fazer outras… Qual a sua dica para o meu caso, doutor? Pode se fazer duas cirurgias de simpatectomia? Eu moro no interior de São Paulo, próximo à fronteira com Paraná, você recomenda alguma clinica por essas redondezas?
    Agradeço desde já!!!

    1. Antonio Prestes, sua primeira pergunta tem a resposta no artigo. Sobre se arrepender? Existe um grande número de pessoas que se arrependeram. Pode fazer as duas cirurgias, mas não ao mesmo tempo.

  66. Fiz a cirurgia, a tal chamada Simpatectomia, faz apenas 20 dias. Porém minhas mãos ainda continuam soando como antes. Não vi resultado algum até agora, porém não tive suor compensatório, continua igual antes. Isso é normal? Obrigada.

  67. Olá, sofro de hiperidrose, e as regiões mais afetadas são nas mãos e nos pés, e gostaria de fazer a cirurgia já que não tive sucesso com o anti transpirante receitado pelo médico. Não tenho interesse de ter um gasto alto com o procedimento, e tenho convênio do Bradesco Saúde. Gostaria de saber se existe uma solução viável. Sou de São Paulo e se possível, gostaria do contato de algum cirurgião especializado na área pra que ele possa me dar um suporte. Obg!

    1. Víctor Gustavo, eu não indico fazer a cirurgia, pois no seu caso é na mão e no pé. São duas cirurgias e a chance de apresentar hiperidrose compensatória é enorme. Qual antitranspirante foi receitado?

      1. Obg por responder, eu utilizei um desodorante que a médica receitou, feito em farmácia de manipulação. Onde aplicava nas mão e nos pés antes de dormir e ao acordar. Eu sentia a mão ressecar meia hora após a aplicação, mas era questão de minutos e começava a suar novamente. Imaginei que teria que ser realizado 2 cirurgias, e haveria o risco de hiperidrose compensatória. Mas quero uma solução pro problema, e se for ter que usar desodorantes ou remédios, não pretendo ter muitos gastos. O que recomenda?

          1. Estes desodorantes eu só encontro em farmácias de manipulação? Ou também tem de fabricantes, marcas conhecidas? Se sim, qual que o Sr recomenda, qual o preço, onde encontro?

      2. Pensei também em fazer a cirurgia para as mãos, que é o local que mais incomoda. E buscar outra solução para os pés. Enfim, estou disposto a tentar o que for para acabar com o problema, só não pode ser procedimentos caros.

  68. Olá!
    Poderiam me indicar algum médico que realize essa cirurgia em Niterói – RJ?
    Agradeço.
    Possuo Convênio Unimed Nacional, ou último caso pagar cirurgia.

  69. Olá, boa noite! Moro em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Gostaria de saber o local mais próximo onde faz a laser. Desde já grata.

  70. Boa tarde, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site e a preocupação em ajudar milhares de pessoas! Segundo, gostaria de alguma “luz”, eu tinha hiperidrose nas axilas, me submeti à cirurgia de simpatectomia há uns 10 anos, o problema, como em muitos casos, obtive o suor compensatório na lombar, costas, barriga e suor gustativo, tudo bem pior que anteriormente, transpiro até no frio, o que faz com que eu utilize apenas roupas pretas. Já utilizei dricolor e tive quase nenhuma melhora na barriga e lombar, já usei retemic e o resultado foi similar. Realmente é um problema que incomoda muito, limita a vida e o estilo de vida. O senhor saberia de algum procedimento que eu pudesse tentar para me livrar disso?

  71. Olá, fiz a simpatectomia a três dias atrás. De imediato, minhas mãos permaneceram secas e quentes, mas hoje elas começaram a ficar úmidas e até suam um pouco, gostaria de saber se no início é normal suar um pouco ainda, e com um tempo vai parando, ou isso é algum sinal de que não vai funcionar?

  72. Boa tarde sou de São Paulo e gostaria de saber mais sobre a cirurgia nas axilas
    Transpiro muito tanto no calor quanto no frio.
    Tenho hipotireoidismo que acredito está um pouco relacionado a esse problema
    É aconselhável essa cirurgia?
    Tem alguma clinica no ABC?

  73. Olá, Doutor!
    Por favor, poderia me indicar um cirurgião de simpatectomia lombar em São Paulo? Eu fiz a cirurgia toraxica a alguns anos para mãos e pés, a mão resolveu, mas o pé piorou e isso mé incomoda muito, principalmente por ser mulher e ñ consigo andar de sandália nem sapato alto pois o pé escorrega, sem falar o quanto é desagradavel para uma mulher ter mal cheiro nos pés! Já usei um dos desodorantes aqui indicado e também o medicamento retemic e infelizmente ñ tive sucesso. Cheguei a retornar com o meu médico para tentar refazer a cirurgia e ele me disse que preciso procurar um especialista na simpatectomia lombar, pois ele ñ trabalha com este procedimento e estou com dificuldade em achar um em São Paulo. Desde já agradeço!

      1. Oi, Dr! Eu usei o Perspirex rollon e para os pés não vi muito resultado e o remédio o retemic que não me senti muito bem com os efeitos colaterais e não fez efeito algum para os pés. O que me indica usar, pois o meu pé após a cirurgia teve compensatória acho que passou a suar mais do que antes da cirurgia.
        Como fiz a cirurgia para mãos e pés, e as mãos foi um sucesso eu confesso que não tem sensação melhor que estar de vez livre deste tormento e poder viver livre sem se preocupar!

  74. Ola Dr. , existe a cirurgia de lipoaspiração para os pés?? Ja realizei a cirurgia torácica, driclor, antihydral, retemic, ansiolíticos e etc. Nas maos e axilas nao me incomodam mais, mas nos pés persiste… Estou pensando em botox, uma clinica perto daqui cobra 1800 reais pelo procedimento..

    Caso exista, saberia indicar algum lugar que a realize em SP?? É eficaz para o suor ou só para a bromidrose???

    Obrigado!!!!

    1. Sou mto ansioso por conta do suor, tirando ele , sou uma pessoa normal, sem disturbios psiquiátricos, fico ansioso por nao poder controlar isso, assim desencadeia o suor, a famosa sindrome do gatilho da hiperidrose… Existe algum procedimento definitivo??? O botox perde a eficacia nos pé com o tempo?? Se eu estiver disposto a pagar pelo resto da vida pelo botox, valeria a pena?? Por favor dr, desculpe o tiroteio de perguntas, mas preciso melhorar minha qualidade de. ViDa

      1. Augusto, procedimento definitivo? Depende do que considera definitivo. Os desodorantes são definitivos, mas o uso é contínuo. O botox vale a pena se for em outros lugares que não sejam a axila.

      1. Olá Doutor sou Stefane ! queria saber se no meu estado tem cirurgia de simpatectomia ??
        moro no E.S .. e qual o valor??
        Obrigada!
        fico no aguardo

  75. Olá eu transpiro muitos nas axilas, qual cirurgia vc indica? E conhece algum cirurgião que faz essa cirurgia na região de São José do Rio Preto? Ou qualquer proximidade? Desde ja Obrigado.

  76. bom dia

    Sofro de mais pois transpiro muito nas axilas pés e mãos ,mas ouvi dizer que é perigoso tirar as glândulas pois ficamos sem imunidade essa informação procede.

  77. Boa noite.
    Tenho problemas na minha vida pessoal e profissional, devido a hiperidrose. O suor chega a molhar muito, minhas axilas e toda a parte da cabeça. Isso acontece principalmente em lugares com muitas pessoas. Para amenizar a sudorese compensatória, o médico me sugeriu a cirurgia, que para o suor nas mãos e a parte da cabeça. Já que segundo ele a chance da compensatória e de apenas 1%. Será que seria vantagem pra mim essa cirurgia? Já que o problema existe nas axilas também.

    1. Caio Castro, o risco de compensatória é muito maior que 1%. Pense bem… existem medicamentos e desodorantes que conseguem controlar esse suor.

  78. Ola bom desde os meus 13 anos hoje tenho 25 e sofro com um suor excessivo nas áxilas ja tentei usar driclor mas so funcionou por pouquíssimo tempo e so me resta fazer algum tipo de tratamento cirúrgico não aguento mais esse suor seja no frio ou calor tenho vergonha de levantar os braços e ta aquela “pizza” gigantesca alias nem usar regata resolve ja perdi varias peças de camisas devido as manchas que ficam queria saber qual o melhor procedimento? E quais lugares aqui em sp fazem essas cirurgias e qual a faixa de preço ? Caso eu opte por isso eu tenho que ir no dermatologista fazer uma consulta e pegar algum encaminhamento pra cirurgia ou a clinica faz tudo ? Agradeço se tirar minhas dúvidas.

    1. Adriano, eu recomendo fazer a cirurgia de retirada das glândulas. Tem a clínica Kataoka, ficam em torno de 5 mil reais. Pode procurar direto com eles, não precisa passar por dermatologista.

      1. doutor desde os meus 14 anos sofro com suor excessivo isso me incomoda a séculos, já fui até em palestras, hoje sabendo que existe cirurgia pelo sus me animo, que tormento é esse o pior que tem pessoas próximas que não entende que é uma doença nada grave mas que mexe com minha alto estima, só eu sei como sofro com isso a anos.

  79. Olá Doutor, saberia me informar de clínicas para esses procedimentos aqui no Mato Grosso do Sul? Moro em Camoo Grande, é a capital. Obrigado.

  80. Olá doutor, tenho suores excessivo nas mãos e pés, já tomei o remédio retemic, mais não adiantou muito, acho q no meu caso só mesmo a cirurgia, pode-se fazer a cirurgia simpatectomia pelo tórax e também lombar para não ter muitos compensatórios e acabar de vez com o suor nas mãos e pés. Obrigada…

  81. ola, o sr sabe se a sulamerica cobre a operação ? e se conhece algum medico para poder me orientar pois não encontrei nenhum ,moro em sp -capital zona oeste seria o melhor
    obrigada

  82. Doutor, tenho uma dúvida. Fiz a cirurgia de hiperidose na região do tórax, Mas mesmo depois da cirurgia ainda transpiro na regiao (axilas). Isso é algo comum? Estou de repouso ainda, fazem cinco dias que diz a cirurgia.

  83. Olá doutor boa noite sou de Pernambuco, meu nome é Samara . Onde posso encontrar uma clínica para fazer a cirurgia nas axilas na cidade de Arcoverde?

  84. Boa tarde,
    Dr. minha mãe tem suor excessivo seja no frio ou calor em todo o corpo, menos nas mãos, pés e axilas, ela soa tanto que molha o cabelo e roupa que esta usando, geralmente soa a cada 40 minutos uma hora, durante a noite ela molha toda roupa, cobertor e até o colchão e acontece umas 5 ou 6 vezes. e agora com a menopausa parece que aumentou?
    Aguardo….

  85. Bom dia, tenho 28 anos e sofro de hiperidrose desde criança, tenho nas mãos, pés e axila, transpiro em excesso mesmo ao ponto de pingar. Estou prestes a fazer a cirurgia, mas não queria, porém não encontrei outra solução. Minha prioridade pra melhorar é mãos e axilas pois estou me formando em Fisioterapia e não posso manipular meus pacientes com mãos suadas. Tem alguma outra forma de resolver meu problema que não seja a cirurgia?! Desde já agradeço.

    1. Nara, não recomendo a cirurgia, pois o risco de compensatória é muito grande. Recomendo ler os artigos do nosso site, vai lhe ajudar muito.

  86. ola boa noite, PODERIA ME INFORMAR AQUI EM SP CAPITAL , algum medico que realize esse procedimento a laser ou a retirada das glândulas, das axilas o cc da demais.

  87. Olá doutor!
    Tenho 17 anos, e sofro de hiperidrose desde pequena. O suor é excessivo principalmente nas mãos, pés e axilas. Faço tratamento com dermatologista há um bom tempo, usando medicamentos orais e cremes para as regiões afetadas. O tratamento é eficaz em um curto período de tempo, após um certo tempo utilizando os mesmos medicamentos parece que o efeito é cortado, e o suor volta. Me incomoda bastante, mas enquanto posso controlar por algum tempo com os medicamentos não penso em cirurgia. Sou de Belo Horizonte – MG, e gostaria de alguma indicação de profissionais da área por aqui, caso a operação acabe sendo mesmo necessária. Meu dermatologista indica alguns, mas a opinião de pessoas que passam (ou passaram) pela mesma situação são sempre bem vindas.
    Agradeço desde já.

  88. Doutor o senhor sabe quem faz adenectomia apócria em Fortaleza, acho que esse é o nome da retirada do tecido epitelial das glandulas apocrinas?

  89. Boa noite Dr. Eu estou com um problema a muito tempo de suor excessivo entre as nádegas, já procurei alguns dermatologistas e até endocrinologista e nenhum deles conseguiram me ajudar. Eu sinto um incômodo muito grande quando eu saio para lugares muito movimentados e principalmente quando estou de calça jeans é pior ainda. Gostaria de saber se o Dr sabe alguma forma que possa me ajudar resolver esse problema que está afetando bastante a minha vida social. Porque é constrangedor e incomoda bastante esse suor em excesso entre as nádegas que deixa até a roupa molhada.

  90. Tenho muito suor nas mãos e pés, gostaria de saber onde poderia fazer os tratamentos citados. Sou do Rio de Janeiro, (RJ). Qual a especialização que eu procuro para fazer estes procedimentos? Pois ja fui em varios dermatologistas e nenhum deles fazia.

    1. Eduardo, a cirurgia somente com cirurgião. Precisa de encaminhamento do dermatologista ou clínico. Se for particular, pode procurar direto o cirurgião.

  91. Ola Dr tb?tenho hiperidrose generalizada com bromidose na axila e verilha e isso me constrange muito,eu transpiro da cabeça aos pes de pingar mesmo estando frio ou calor,gostaria da sua opiniao sobre qual cirurgia seria melhor eu fazer a toraxica ou lombar?estou fazendo td pelo sus moro em Resende /Rj,obrigada gostaria da sua opiniao

  92. Boa tarde,
    minha filha tem 5 anos desde bebezinho ela soa mão e pe,
    ela já sofre pois tem amiguinhos que não aceita dançar com ela na escola
    devido suas maõs suar tanto. Existe algo a fazer com tão pouca idade?

  93. Olá, eu fiz a Simpatectomia Torácica já faz uma semana, estou com uma dor nas costas enorme e nem os medicamentos para dor estão amenizando, isso é normal? (Fiz um raio X e não deu nada errado) Passa com quanto tempo? Obrigada.

  94. Olá , por favor ajude-me , eu tenho 16 anos e fiz na quinta feira passada a cirurgia Simpatéctomia torácia para eliminar o suor nas mãos que me atrofiava mas entretanto ainda continuo a suar das mãos só que menos que antes , mas ainda me atrapalha porque quando eu estou escrevendo uma mensagem no telemóvel o ecrã fica todo molhado . o que faço agora ?

    1. Guilherme, seu caso não precisaria de simpatectomia, pois só existia nas mãos. Um simples desodorante Perxpirex ou Driclor resolveria.

  95. dr..senhor conhece algum medico aqui em manaus que faça a cirurgia lombar..suor exageradamente no corpo todo quero que pelos menos amenize nas nadegas e coxa e pes..

  96. Olá Doutor sou Stefane ! queria saber se no meu estado tem cirurgia de simpatectomia ??
    moro no E.S .. e qual o valor??
    Obrigada!
    fico no aguardo

  97. Por favor Dr. fiz a cirurgia em 2004 e tive a famosa hiperidrose compensatória transpiro em excesso nas costas ,abdomem,e virilha é muito constrangedor até agora não encontrei um médico que pudesse reverter essa situação já que foi cortado o nervo , existe algo que eu possa fazer para tratar esse problema?por favor aguardo uma resposta desde já agradeço

  98. Fiz a cirurgia, pelo SUS. Foi tudo ótimo, até começar os efeitos colaterais, eu suava os pés e as mãos, hoje transpira meu corpo todo! Compensatória. Por um tempo a cirurgia me ajudou e agora está pior, não sei se recomendo ou não os pacientes de Hiperidrose a fazerem a cirurgia milagrosa!

  99. Olá, gostaria de saber como posso fszer a cirurgia a laser para simpatectomia em SP capital? Tem um médico especialista para indicar ? Agradeço desde já.

  100. Olá doutor apresento muito suor na axilas e gostaria de realizar essa cirurgia .. você indica algum medico em São José dos Campos-SP .
    Os pacientes operados na maioria apresentam muita dor, porque me disseram q doi bastante por estar muito proximo a pleura.
    Aguardo sua resposta e muito obrigado

  101. Olá. É meu grande sonho fazer essa cirurgia de simpatectomia, minha vida gira em torno disso. Minha hiperidrose é altíssima, sofro usando o Driclor, sinto grandes dores nas axilas por conta do seu alumínio concentrado . Mas não tenho condição de pagar pois o preço é muito caro, peço que me ajude, não tenho condição de pagar muito cara… me ajudem por favor!

      1. Dr. Estou com o encaminhamento para o cirurgião torácico mas queria saber se eu posso opinar em fzr a retirada das glândulas já q a simpectomia e arriscada e pelo sus .a retirada das glândulas o SUS faz, ou não ? Agradeço a resposta.

  102. Olá Dr.

    Eu gostaria de obter o endereço de especialistas confiáveis para uma avaliação e possivelmente seguir com o procedimento à Laser.
    Sou de São Paulo – Capital

    Porém, irei fazer um teste com os produtos: Perspirex; Dricolor e Odaban.

    Já tentei o M&P Dry, o resultado no meu caso foi insatisfatório

    Caso seja posível, aguardo um e-mail

    Obrigado.

  103. Olá Doutor.
    Gostaria de saber se tem alguma clínica especializada no tratamento cirúrgico da Hiperidrose no estado de Mato Grosso, especificamente em Cuiabá, sofro muito com suor excessivo nas mãos, pés, axilas e virilhas, tenho muita vergonha das pessoas.
    Conto com a sua ajuda.
    Desde de já agradeço.

  104. Dr. Estou com o encaminhamento para o cirurgião torácico mas queria saber se eu posso opinar em fzr a retirada das glândulas já q a simpectomia e arriscada e pelo sus .a retirada das glândulas o SUS faz, ou não ? Agradeço a resposta.

      1. Olá, Doutor
        A parte do corpo que mais me incomoda o suor é nos pés, pois é inverno/verão sempre com ele encharcado. Fui em 2 médicos e os mesmos me sinalizaram a realizar e bilateral primeiro, pois poderia resolver. Enfim faz 6 meses que realizei a bilateral e não mudou nada da cintura para baixo.
        A compensatório é muito chata nas costas e abdômen(sempre suando). Você indica eu realizar a simpatectomia lombar?

  105. Ola Dr. Fiz a cirurgia referente ao suor das minhas mãos,4 dias depois voltou um suor fraco nas mãos e hoje,exatamente 1 mes apos a cirurgia estava suando muito…. e principalmente meus pés. Meu médico disse que isso é raro e ele não soube me explicar o porque se a minha cirurgia foi um sucesso.Preciso de sua opinião.

  106. Olá Dr. Meu nome é Luiz e moro no Rio de Janeiro, nasci com hiperidrose nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, queria tratar disso mas de maneira definitiva, via cirurgia, acredito que aqui não tenha clínica que faça, sabe me disser lugares que tenham clínicas de confiança, próximo onde eu moro ?

  107. Bom Dia, gostaria de acabar com minha Hiperidrose, tenho ela nos pés, mãos, axilas e na nádegas, onde posso encontrar tratamento e qual o melhor para o meu caso!
    Se possível no estado do RJ!!!

  108. Dr, tenho 29 anos, tenho transpiração excessiva desde meus 18 anos. Quando fico em casa não transpiro, porém quando estou na Rua em com outras pessoas começo a transpirar muito pelas axilas, é muito constrangimento, só uso blusa preta, pois esconde um pouco. Acho que é ligado a minha ansiedade, pois quando estou sozinha não transpiro.
    Oque sugere pra mim. Em 2011 eu ia fazer a cirurgia porém fui demitida da empresa e perdi meu convênio médico.

  109. Oi doutor sofro com suor excessivo der de criança, mas com o passar dos anos percebi que piorou. Hoje estou com 30 anos sou de Manaus, e estou pensando em fazer a cirurgia porque não aguento mas passar por situações constrangedoras.Meu suor é no corpo todo,rosto,cranio,pescoço,costas,braços,coxas,na região do tórax,pés e mãos. menos nas axilas. Não importa se tá quente ou frio estou sempre molhada. Eu suo tanto que chego a ficar com meu corpo gelado,muito gelado mesmo. Não sei que fazer,não tenho mas vontade de sair de casa nem conversar com ninguém. O que o senhor pode indicar no meu caso?

  110. Olá, boa tarde Doutor

    Tenho problema com hiperidrose axilar desde pequena, em 2010 fiz uma simpatectomia e o resultado foi terrível pois não resolveu o problema axilar e agora a sudorese compensatória é em todo corpo, e eu gostaria de saber se essa lipoaspiração das glândulas, pode me ajudar ou resolver o meu problema. E também gostaria de saber se em Goiânia tem esse tipo de tratamento.

    Eliane Lourenço

  111. lá, boa tarde Doutor

    Tenho problema com hiperidrose axilar desde pequena, em 2010 fiz uma simpatectomia e o resultado foi terrível pois não resolveu o problema axilar e agora a sudorese compensatória é em todo corpo, e eu gostaria de saber se essa lipoaspiração das glândulas, pode me ajudar ou resolver o meu problema. E também gostaria de saber se em Goiânia tem esse tipo de tratamento.

    Eliane Lourenço

  112. Gostaria de saber primeiro sobre clinicas para cirurgia para reduzir a sudorese nas axilas.
    segundo sobre o tratamento a laser.
    moro em são josé dos campos.

  113. Doutor tenho suor essecivo nas axilas queria sabrr se tem alguma clínica aqui no rio de janeiro moro em rio das ostras se não tiver tem algum tipo de remédio que possa está me recomendando? Agradeço

  114. Olá doutor! Gostaria de saber se teria indicação de clínica na região de Campinas-SP ou em Jundiai-SP que faça o procedimento de lipoaspiracao ou raspagem?

  115. Olá doutor! Gostaria de saber se teria indicação de clínica na região de Campinas-SP ou em Jundiai-SP que faça o procedimento de lipoaspiracao ou raspagem? Muito obrigada! Amanda

  116. Dr,
    Preciso de ajuda, sou do Espirito Santo e estou a procura de um médico que entenda do meu problema para que eu possa agendar uma consulta. Pois tenho muita vergonha de perguntar isso a um clinico geral.

    é possível que exista Bromidrose no bico dos seios femininos?
    Quando meu parceiro beija meus seios sente um gosto ruim, tipo cebola ou alho
    Isso é bromidrose?

    Não tenho certeza pois eu não sofro de suor excessivo em nenhuma parte do corpo, nem cheiro ruim (inclusive o seio não tem cheiro ruim, só o sabor.. Mesmo que eu tenha acabado de tomar banho 🙁 ) não sei o q fazer!
    Preciso de ajuda, por favor!
    Sei que não é possível fazer o diagnostico online mas eu só preciso de uma luz!
    Tenho muita vergonha de perguntar isso a um médico pessoalmente! Talvez por aqui o doutor me encoraje a procurar tratamento específico, inclusive através de seu consultório!

    Vc pode me indicar alguém aqui no meu estado que entenda deste problema?

    1. Renata, você amamentou alguma vez na sua vida? Não é algo comum, mas você não é a única. A causa pode ser diversa, até mesmo algo mais grave. Não perca tempo e corra atrás de um médico para descartar até câncer de mama.

  117. Olá doutor, poderia me informar algum local ou médico aqui na cidade de Fortaleza que faz a cirurgia de hiperidose ( suor nas axilias) .

  118. Doutor meu nome é Rosangela eu sofro com bromidose nas axilas desde os 18 anos tenho 35.problema não é a transpiração mais o cheiro forte que fica nas roupas preciso urgentemente fazer essa cirurgia.ja usei de tudo e não resolve.gostaria de saber se tem alguma clinica que faz aqui em São Paulo. Tava trabalhando e meu convênio não cobria fui dispensada.Quanto custa essa cirurgia.tentei ir pelo sus mais to aguardando demora muito e isso muito me incomoda.existe algum creme ou desodorante eficaz pra não ficar o cheiro já usei vários não tive resultados.

  119. Bom dia, tenho hiperidrose nas mãos e nos pés. Por favor, preciso de uma indicação para fazer a cirurgia aqui no Rio de Janeiro.

    Quais os procedimentos que devo fazer? A consulta médica deve ser feita com um cirurgião toráxico ou com um dermatologista?

    Ficarei muito grato pela sua ajuda!

  120. Olá Doutor, realizei a simpatectomia torácica para acabar com o suor das mãos e pés a 3 anos, porém o suor esta na barriga e nas costas. Realizei a cirurgia no Hospital Igesp SP. Mas o suor esta demais, minha pele está ardendo demais por conta disto. Teria outra cirurgia a fazer para acabar com o suor das costas e barriga?
    Obg a atenção.

    1. Bom dia…

      Doutor mesmo que não indique, pode me informar o nome de um médico experiente é de confiança que faça a simpatectomia lombar no RJ?
      Já fiz a simpatectomia torácica para retirar suor das mãos e axilas…Sempre tive nos pés e caixas e nádegas e virilha também.
      Como fiz a torácica com sucesso(compensatória muito pouco na barriga em dias de muito calor) gostaria de fazer a lombar agora.
      Conhece alguém que já tenha feito as duas cirurgias?

      Obrigado

  121. Olá,
    Gostaria de saber se tem indicação para as cirurgias a laser ou lipo em Brasília/DF. Os contatos informados no início dos comentários atualmente só fazem botox.

  122. Ola Doutor, tenho esse Problema, no meu caso mão e pé, sou da baixada santista, Praia Grande Sp, o senhor conhece alguma clinica na Região de Santos, Praia Grande( Baixada Santista)

  123. Bom dia Doutor
    Eu tenho hiperidrose na face e couro cabeludo há anos e isso me incomoda muito por causa da minha profissão, advogado, eu gostaria de saber como funciona a cirurgia nesse caso e se você pode me indicar onde posso realizá-la. Tenho convênio Sulamerica e Também gostaria de saber a possibilidade de fazer na rede pública.
    Moro em São paulo/capital

    Obrigado

    1. William, infelizmente não recomendamos mais essa cirurgia. Acesse outros artigos que tem soluções melhores, sem risco de compensatória que a cirurgia oferece.

      1. Doutor, quais são as cirurgias que são sem risco de compensatória? Tenho essa doença, é muito constrangedor. Andei pesquisando um pouco e notei que algumas pessoas que fizeram Simpatectomia torácica tiraram a compensatória. Você pode me responder qual é a melhor cirurgia para acabar de vez com o suor nas axilas e não correr risco da compensatória?

        Desde já agradeço…

  124. Olá, desde pequeno, não me recordo a idade, tenho um índice muito alto de suor nos pés e nas mãos, um pouco mais reduzido na axila. Não varia muito de acordo com a temperatura pois ja morei no Sul onde faz muito frio e ainda sim suava. No calor acontece igualmente. Queria saber qual procedimento você indica para esta situação e qual clínica você indica. Moro no Rio de Janeiro mas viajo para Londrina no Paraná nas férias, caso possa indicar em alguma das duas cidades. Abraço

  125. Olá, eu gostaria de informações sobre médicos que façam esses tipos de tratamentos, na região de Guarapuava ou Ponta Grossa no Estado do Paraná.

    Att.

  126. Doutor, sobre os desodorantes específicos que você falou, onde posso encontrar e o nome? Pois eu passo “Rexona”, e eu começo a suar bem mais que o dobro… Gostaria de uma dica ou algo para fazer/usar, porque é muito incômodo ter a camisa sempre molhada na parte da axila.

  127. Bom dia !
    Tenho hiperidrose nas mãos e pés. Já fiz a simpatectomia torácica para parar o suor das mãos. Necessito fazer a simpatectomia lombar, pois suo demais nos pés, chegando a não ter como usar sandálias no verão. Causando mal cheiro, o que gera muito constrangimento. Fazendo favor, poderia me informar se há algum médico que faça essa cirurgia em Juiz de Fora – MG.
    Obrigada!

    1. Oi angelina, também tenho o mesmo problema, já fiz a toracica agora procuro algém para fazer a lombar, parece bem mais complicado achar.

  128. Bom dia Dr,

    Tenho suor excessivo nas axilas e me incomoda muitoo. Evito usar blusas de cores claras, seja baby look ou camisetas , porque mesmo no frio eu suuo =(

    Gostaria de saber qual é o valor da cirurgia a Laser, pois pelo que notei ela é uma das mais em conta e eficaz.
    Vocês clinicas em Belo Horizonte?

  129. Doutor, eu sofro com hiperidrose e bromidrose, tratamentos com botox e procedimento com canula laser para queimar glândulas apócrinas diminuíram a transpiração que ainda permanece com menor intensidade, porém a bromidrose ainda continua, uso locões e sabonetes antibacterianos porém não fazem efeito, já fiz e usei de tudo, não sei o que faço, estive pensando em fazer o procedimento chamado adenectomia axilar para reduzir ainda mais a transpiração, o que acha? Existe algo mais eficaz? Acho esse procedimento em Brasília? Senão, onde acho? Obrigado!

  130. Doutor, pode me indicar uma clinica/hospital que realiza o procedimento de adenectomia axilar em Brasilia ou São Paulo? Sabe se esse procedimento tem código ANS? Eu não consegui encontrar.

  131. Gostaria de saber se teria alguma clínica ou médico no Espirito Santo que realizasse a cirurgia de ressecção das glândulas sudoríparas axilares? Me ajudem

  132. Estou em Belo Horizonte, o senhor indicaria procurar diretamente um cirurgião torácico ou primeiramente um dermatologista? Meu problema é sudorese nas mãos, pés e rosto. E se existe clínica que faça tratamento a laser em BH. Obrigado

  133. Boa tarde Dr. Sou de Sorocaba – SP, passei pela simpatectomia do tórax em 2012 para resolver o problema das mãos, foi eficiente, porém não tem médicos aqui que realizem a simpatectomia lombar, para meus pés. O Sr. pode indicar algum nessa região de SP?
    Desde já, muito obrigada.

  134. Olá doutor eu fiz a cirurgia de simpactomia torácica, há 14 anos e a cerca de um ano e meio pra cá, estou sentido dores na axilas, que por sua vez voltou a transpirar e também as minhas mãos voltaram a transpirar não como antes mais voltou, isso e normal? Tenho observado que quando antecede próximo ao ciclo menstrual isso intensifica e o gânglios da axila incha. É normal ?

  135. Doutor, tenho hiperidrose nas axilas, rosto e virilha, em dias frescos sem pegar sol minha camisa fica molhada e começo a suar na testa, isso me atrapalha muito chego a perder roupas por conta disso, moro no litoral do Paraná, gostaria de saber onde posso fazer a cirurgia pelo SUS, pois não possou o dinheiro que a cirurgia particular cobra.

  136. doutor, sofro tambem de hiperidrose na axila, na cidade de Imperatriz- Ma encontro alguma clinica que trabalhe com alguns desses procedimentos citados acima? aguardo respostas.

    1. Franciele, infelizmnete não temos esse contato. Tem um grupo no facebook sobre hiperidrose que pode discutir sobre o assunto.

  137. Algum contato de médico que realize a cirurgia pelo plano Unimed no estado de Sp?
    Sem ser a simpatectomia.. gostaria de realizar a retirada das glândulas…pesquisando descobri o nome adenectomia apocrina!
    Mto obrigada

  138. Doutor fiz a cirurgia de hiperidrose, já faz 1 ano e estou tendo suor compensatório na virilha , e o suor nas mãos e na axila estou tendo novamente. Oque o doutor me aconselha a fazer ? Teria algum meio de parar de vez o suor ?

    1. Ana, infelizmente só tem uma cirurgia que seja eficaz, mas só é realizada para hiperidrose axilar. Existem outros tratamentos, como desodorante, remédio…

  139. Bom dia! Dr. poderia me indicar alguém que faça cirurgia de hiperidrose para suor nos PÉS em GOIÂNIA? Tenho muito suor nos pés.

  140. Boa tarde!
    Sofro com este problema há anos… É muito constrangedor… Gostaria de indicações de profissionais que façam a cirurgia por lipoaspiração ou laser, para tratamento de hiperidrose axilar, em Belo Horizonte, pela UNIMED.
    Alguém tem indicação?

    Grata

    1. Bom dia Ana, eu já fiz a simpatectomia torácica e achei excelente o resultado, fiz no RJ, onde resido, quero fazer a lombar mas é mais difícil achar médicos que a façam.

  141. Bom dia,

    Conhece algum dr. que faça a simpatectomia lombar no RJ ou São Paulo?
    Procuro e não acho, os médicos que fui não fazem.Já fiz a simpatectomia torácica e o resultado foi excelente, mas agora quero fazer a lombar e não acho médico disponível.
    Sou do RJ, mas posso ir a São Paulo também só para fazer se o médico for de confiança.
    Obrigado

  142. Oi bom dia, gostaria de saber mais sobre o laser e outros tratamentos e não tenha o efeito compensatório do suor, sofro a anos e não aguento mais, moro em são paulo

  143. oLÁ! GOSTARIA DE SABER SE CONHECE ALGUM PROFISSIONAL QUE FAÇA A ADENECTOMIA (RETIRADA DAS GLANDULAS AXILAR ) PARA COMBATER O MAU ODOR NAS AXILAS EM BELO HORIZONTE

  144. Tenho hiperidrose palmar e plantar desde criança,portanto convivo com ela há 38 anos. Gostaria de indicação de médico na região de Londrina/Maringá-PR para fazer a cirurgia pela Unimed. Obrigada.

    1. Viviane, no seu caso seriam duas cirurgias. O ideal é utilizar a pomada antihydral nas mãos e nos pés –>https://hiperidrosebrasil.org/pomada-antihydral-para-suor-nas-maos-e-pes/

  145. Prezado,
    Gostaria de indicações de clinica especializada em São Paulo para a realização de procedimento é adenectomia axilar. Planos de saúde cobrem esse procedimento ou somente particular.
    No caso de cobertura por plano de saúde favor indicar o máximo de especialista que fazem o procedimento, para que possa verificar algum que esteja no meu plano.
    Caso possa informar a media de investimento neste procedimento.

  146. ola dr,ou de bh sofro de bromidrose,ja tentei de td sou alergica ao alumio dos desodorantes ja fui em varios medicos na tenho problema com suor,acho que meu caso seria retirada das glandulas.Onde vc indica em bh?

  147. Doutor, tudo bem?
    Fiz a simpatectomia há treze anos atrás, suava muito nas mãos e pés. Fiz a cirurgia pelo SUS na época e nas mãos não suo mais, nos pés continua, porém aumentou muito o suor em outras áreas (costas, abaixo das mamas e virilha ) o que me incomoda muito. Sempre fico constrangida devido o suor excessivo nessas áreas.
    Com o tempo parece que o suor está aumentando cada vez mais nessas áreas. É possível reverter a cirurgia?
    Minha cirurgia foi feita no tórax.
    Desde já agradeço!
    Nayara

  148. Bom dia Dr. Suor. Tenho hiperidrose na virilha, moro na região metropolitana de Porto Alegre RS. Tens algum profissional para me indicar para fazer a cirurgia?

  149. Bom dia!

    Doutor,

    Gostaria muito de auxilio. Sofro de hiperidrose a alguns anos. Me sinto muito mal com isso. Andei usando o Perspirex, mais tenho notado que parou de fazer efeito. Você pode me auxiliar por favor

  150. Boa tarde Dr.,

    Eu tenho um terrível suor nas axilas, no modo que afeta todo meu corpo, a sujeira fica tudo grudada no meu corpo, tenho que tomar longos banhos, forçando a esponja no corpo.
    Minha duvida é: Este é um dos sintomas da Bromidrose e a cirurgia nas axilas terá efeito?

    obrigado!

    att;

      1. Bom dia DR.

        Também tenho um mau cheiro constante. Já me consultei com um dermatologista que me receitou pomadas, sabonetes e remédios que funcionaram de uma a duas semanas( amenizou), mas depois deste período o mau odor voltou. Marquei uma consulta para o dia 04/12 com um médico especializado neste assunto. No decorrer do tratamento irei comentado aqui para dizer como foi o resultando comigo.

        obrigado!

        att;

  151. Olá doutor
    Queria saber se recomenda a simpatectomia torácica, tenho hiperidrose desde quando nasci me incomoda demais e são em varias partes, mãos, pés, axilas, costas, virilha e coxa, tenho 16 anos e moro em VINHEDO SP, queria algumas recomendações do que devo fazer ou qual o melhor procedimento, obrigada!

  152. gostaria de saber se acho a cirurgia de ressecção das glândulas em governador valadares ou belo horizonte
    a mais indicada é ela ou a lipoaspiração para hiperidrose nas axilas?
    obrigado!

    1. Olá Caio, primeiramente não recomendo cirurgia pois ela terá o efeito compensatório logo em seguida. Já experimentou iniciar um tratamento com um dos desodorantes que eu recomendo aqui no site para hiperidrose nas axilas ? Tem funcionando bastante, é o Driclor Manipulado pela farmácia Eficácia, basta clicar no link para comprar o seu >>>> http://www.farmaciaeficacia.com.br/hiperidrose?af=c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b
      Como usar: Antes da aplicação é preciso secar bem a área. No inicio, é bom aplicá-lo todas as noites. Após 3 semanas, deve diminuir a frequência para 2 ou 3 vezes na semana.

  153. Dr. Suor, boa tarde.
    Sofro desde a adolescência com hiperidrose bastante severa em axilas, mãos e pés. Já fiz aplicações de botox e lipoaspiração, que reduziu mas não eliminou o problema. Procuro uma solução definitiva, penso que seria a cirurgia, e sei que atualmente é menos invasiva. Poderia me recomendar um cirurgião especializado em São Paulo capital? Grata Kathia

    1. Olá Kathia, não recomendo a cirurgia pois ela terá o efeito compensatório logo em seguida. O que você pode tentar fazer é o seguinte usar dois desodorantes que eu irei recomendar para cada região especifica, basta clicar nos links abaixo.
      Axilas >>> http://www.farmaciaeficacia.com.br/hiperidrose?af=c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b
      Pés e Mãos >>>>> http://www.farmaciaeficacia.com.br/spray-controle-de-sudorese-140ml?af=c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b

  154. Oi doutor, por favor me ajude… tenho um mau cheiro nas axilas e virilhas, transpiro pouco, tomo banho até 3 vezes ao dia, uso antitranspirantes na vichi e clinical mas não resolve, por gentileza me indique a cirurgia e o local em goiânia?

    1. Olá Tatiane não recomendo a cirugia por ter efeito compensatório, tente usar esse desodorante para o suor na virilha
      http://www.farmaciaeficacia.com.br/suor-excessivo-no-rosto?af=c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b
      Como usar? Use durante a noite, após o banho. Lave e seque bem a virilha. Aplique com as próprias mãos e espere secar para vestir-se.

      Para as axilas eu recomendo esse outro desodorante aqui = http://www.farmaciaeficacia.com.br/spray-controle-de-sudorese-140ml?af=c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b

      O resultado pode aparecer nos primeiros dias ou a partir da primeira semana. Seguindo esse tratamento o suor em excesso diminuiu ou até mesmo acaba de uma vez. Lembrando, o uso é contínuo. Pelo menos no período mais quente

  155. Opa, boa tarde doutor!
    Estou procurando alguma forma de parar a hiperidrose nas mãos e pés que tenho desde que nasci, sinto que cada vez mais os sintomas estão piorando, não consigo mais escrever, mexer no celular, cumprimentar alguém e nenhum desodorante/creme/spray faz efeito e quando está muito calor, meus pés e principalmente minhas mãos ficam absolutamente ENSOPADOS!
    Queria muito que isso acabasse, gostaria de saber algum tratamento eficaz que não seja temporário como botox, e de preferencia em São Paulo – Capital.
    Obrigado!
    João Victor (18 anos)

    1. Olá Victor, tente usar a pomada Antihydral. Por ser uma pomada alemã, não é possível encontrar a venda em farmácia, somente através de importadores em compra online

  156. Um aviso aos navegantes, fiz esta a simpatectomia toraxica (hiperidose palmar) em 1992 com o Dr, Peter Kux. Antes disto, tentei trocentos tratamento alternativos (iontoforese, psicologico, remedinho para isso, mergulhar a mão numa solução, tudo indicação medica). Não adiantou NADA, NADA, NADA, NADA, NADA. Tive contatos com outros pacientes na epoca e disseram a mesma coisa.
    Fiz a cirurgia, resolveu 96% e PARA SEMPRE.
    Houve uma sudorese compensatoria, no tronco (costa e abaixo do peito) que pode chegar a molhar (parece que acabei de sair da academia). Basta uma roupa sintetica que encobre bastante o suor. MAS OS BENEFICIOS DA CIRURGIA COMPENSA ESTE PROBLEMA. SO QUEM TEVE SABE O TRANSTORNO QUE É ISTO. PREJUDICA A SUA VIDA CONJUGAL, PROFISSIONAL, FAMILIAR, SOCIAL. AS PESSOAS TEM ATE “RESERVAS DE TE CUMPRIMENTAR”

  157. Dr, boa noite.
    Fiz a cirurgia da simpactectomia toracica em 2004 para mãos, axilas e rosto.
    Ha 2 meses estou com dores neuropaticas em queimação nos ombros, pescoço, braços, costas e barriga.
    Poderia ser um reflexo da cirurgia, mesmo tantos anos após?
    Nunca tive nada, apenas a sudorese compensatória.

  158. Caro, eu tenho um suor excessivo na cabeça. Já tive hipertireoidismo e hoje trato com hormônio, após a retirada de tiroide. Ocorre que eu não encontro informações para o meu caso. Já usei cremes, mas nada funciona. Você indica algum especialista para esse caso no Rio de Janeiro? E um cirurgião também?
    ATT

  159. Dr sofro de suor em todas as partes do corpo, exceto mãos e pés, e tenho bromidrose axilar, já usei varios medicamentos, desodorantes e o Retemic, entretanto nada resolveu, o que o senhor sugere?

  160. Olá!
    Gostaria de saber se existe algum médico que faz a cirurgia reversiva de simpatectomia. Fiz o procedimento aproximadamente 15 anos e o efeito compensatório é excessivo, causando muito desconforto e constrangimento.

    Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *